AFFAs de MG apreendem mais de 5 mil litros de agrotóxicos falsificados

Uma ação de fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) foi responsável pela apreensão de 5.266 litros de agrotóxicos irregulares durante a Operação Riado, realizada em cinco municípios nas regiões de Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

A ação ocorreu em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço de armazenamento de insumos agrícolas no período de 1 a 5 de junho. Objetivo foi verificar o armazenamento, comércio interestadual e origem de agrotóxicos. Na ocasião, foram apreendidos ainda 2.700 litros de fertilizantes sem registro do MAPA, com origem desconhecida. Os produtos apreendidos poderiam chegar ao mercado em valor superior a R$1,6 milhão, levando prejuízo aos produtores rurais.

A operação verificou os lotes, embalagens, rótulos, lacres e prazos de validade dos produtos encontrados nos estabelecimentos fiscalizados, além da prática de fracionamento de agrotóxicos em alguns locais.

“Agrotóxicos fraudados não possuem a mesma eficácia dos produtos registrados originais pois muitos estão diluídos, apresentando na sua composição pequena porcentagem do ingrediente ativo e corante”, afirma o AFFA Peter Alex Honzák, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal - SISV/DDA/SFA/MG.

Os Fiscais do IMA também encontraram diversas irregularidades no armazenamento desses produtos, assim como empresas que os comercializavam sem o devido registro junto Órgão Estadual.

As empresas autuadas terão que responder a processo administrativo e as multas podem chegar a R$ 200 mil, além de destruição sumária dos agrotóxicos fraudados.