ENAP-GO: palestras, mesa redonda e almoço marcam encontro de filiados goianos

Entre os participantes, Antônio Domingos Alves, filiado de 98 anos de idade, condecorado pelo MAPA. Para diretor de aposentados e pensionistas do Sindicato José Luiz Castilhos, trabalho da Diretoria é indispensável, pois é direcionado a 43% de todos os filiados

Na última quinta-feira (07/10), foi a vez de Goiânia ser sede do Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas (ENAP). Em parceria com a DS-GO, a Diretoria de Aposentados e Pensionistas recebeu 17 filiados que puderam participar de apresentação sobre a história da carreira e do Sindicato com o presidente Maurício Porto e de palestras sobre Segurança Urbana e trabalhos em grupo.

De acordo com o diretor de aposentados e pensionistas José Luiz Castilhos, o Encontro foi melhor do que imaginado. “Os resultados desses encontros tem sido sempre excelentes. Os filiados participam ativamente dos debates e podem ver que o Sindicato está fazendo alguma coisa por eles” afirma.

Ainda segundo Castilhos, um dos destaques Encontro em Goiânia foi a participação do filiado Antônio Domingos Alves, de 98 anos. Antônio trabalhou no MAPA de 1938 a 1988 e chegou a ser condecorado com a medalha de 50 anos de Serviço. “Ele foi o primeiro a chegar ao encontro e o último a sair”, destaca Castilhos.

Outra situação marcante, segundo o diretor, foram os dizeres da filiada Luzia Costa, ao final do Encontro. “Agora sei que tem gente cuidando de mim dentro do Sindicato”, disse a pensionista, segundo Castilhos.

Aposentados e pensionistas representam 43% dos filiados


Sobre a importância do trabalho da Diretoria de Aposentados e Pensionistas, o diretor José Luiz Castilhos ressalta que é um trabalho indispensável, uma vez que representa grande parte dos filiados do Anffa Sindical. “43% dos nossos filiados são aposentados e pensionistas, por isso temos criado uma política voltada para essas pessoas”, afirma.

O diretor ressalta, ainda, a importância do curso preparatório para aposentadoria. “O curso é muito importante, pois prepara o filiado para a nova realidade, como aposentado. Além da participação do presidente Maurício Porto, conta com orientações do diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Márcio Squilassi, e sobre processos para aposentadoria. Por fim, os participantes assistem palestra sobre motivação, com psicóloga, e podem pegar dicas e tirar dúvidas sobre assuntos da terceira idade”, detalha.

O próximo ENAP está marcado para o dia 27/10, no Estado do Amazonas. Antes disso, nos dias 25 e 26 de outubro, a Diretoria de Aposentados e Pensionistas, juntamente com a DS-PA, realizam curso de preparação para aposentadoria, no Pará.


Aos 98 anos de idade, Antônio Domingos Alves, filiado aposentado e sócio-fundador do Anffa Sindical, posa ao lado do presidente Maurício Porto
e do diretor de Aposentados e Pensionistas José Luiz Castilhos

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573