A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária em Goiás (SFA/GO) recebeu, no dia 1º de setembro, treze alunos do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Goiás (UEG), acompanhados de uma professora-orientadora, para um evento voltado à apresentação das atividades e programas de defesa agropecuária. A iniciativa foi organizada pela equipe do Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários e Saúde Animal (Sisa), com apoio da Delegacia Sindical do Anffa Sindical em Goiás (DS/GO).
O encontro teve como objetivo aproximar os futuros médicos-veterinários das ações desempenhadas pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas), com ênfase no Suasa – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, programas de sanidade animal e nas atividades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
Na oportunidade, os estudantes foram estimulados a participar por meio de metodologias ativas, como o uso da ferramenta Plickers para responder perguntas sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e os programas de defesa. Por fim, também foi exibido um vídeo educativo do Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa), que tratou de temas como sanidade animal e vegetal e alimento seguro.

A Affa Ana Lúcia Pereira, do Serviço de Fiscalização e Sanidade Vegetal (SISV), foi responsável pela condução do evento que também recebeu apoio da coordenação de Administração, do Gabinete e de servidores de outras áreas da Superintendência de Agricultura.
As apresentações contaram com a colaboração de servidores do Sisa – Ana Helena Mendonça, Cecília Dezan, Cleverson Acypreste, Edinilson Silva, Eveline Tundela, Ludmyla Dall Onder, Luiz Danin e Ronaldo Lima, além de colegas da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) e do Vigiagro, representados por André Brandão e Rildo Nascimento. Como parte da programação, a servidora Márcia Bernardes do Serviço Técnico Operacional (STO), que também possui atuação no Sisa, falou sobre o Proesa.
Após as palestras, os alunos participaram de uma sessão de perguntas e respostas, que gerou intensa interação. Ao final, foram entregues brindes com a marca do Anffa Sindical.
Uma das estudantes avaliou a ação como sendo uma uma rica oportunidade de aprendizado. “Os aprendizados e a melhor compreensão dos programas vai contribuir diretamente em minha atuação como médica veterinária em relação à disseminação de informações para os produtores e para a sociedade.”
Para os organizadores, a ação reforça o compromisso dos Affas com a educação sanitária e integra o conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Proesa, em parceria com instituições de ensino e outras instituições parceiras.
