Senador argumenta que o país é o único com capacidade de aumentar sua capacidade de produção de alimentos
O senador Wellington Fagundes (PR-MT) fez um alerta para o aumento populacional previsto para as próximas décadas, que deve ressaltar a importância do Brasil na agropecuária mundial. No último dia 20, em Plenário, ele lembrou que, segundo a Organização das Nações Unidas, em 20 anos haverá mais de 20 bilhões de pessoas no planeta.
"O Brasil é o único com capacidade de aumentar sua capacidade de produção de alimentos, visto que China, Estados Unidos, Europa e outros países estão no limite. Diante desse quadro, somos protagonistas da segurança alimentar. Temos clima, terras e um povo trabalhador. Algo predestinado pela história", analisou.
O parlamentar insistiu no fortalecimento da Secretaria de Defesa Animal [*] do Ministério da Agricultura, defendeu a ampliação do quadro efetivo de auditores fiscais agropecuários e pediu aos governadores que deem atenção especial à estrutura da defesa sanitária em seus estados. "Somos terra da agropecuária. Esse casamento espetacular exige de todos consciência politica. A agropecuária é e será cada vez mais um dos motores para um futuro de prosperidade e justiça social", disse.
Wellington Fagundes é representante do Mato Grosso, que é o maior exportador de carne bovina e dono do maior rebanho do país. Ele lembrou que, mesmo com a operação Carne Fraca da Polícia Federal, que em 2017 prejudicou momentaneamente as exportações, 18% da carne consumida no mundo inteiro foi exportada pelo Brasil.
[*] nota da DCom: diferentemente da forma citada na matéria da Agência Senado, o correto é "Secretaria de Defesa Agropecuária"