Representantes da Frente Parlamentar Servir Brasil e do Instituto Servir Brasil estiveram reunidos na última quinta-feira (15), em Fortaleza (CE) junto a diversas lideranças de entidades representativas dos servidores públicos para discutir sobre importantes pautas do funcionalismo, entre elas a retomada da Reforma Administrativa e a PEC 6/2024, cujo objetivo é extinguir a contribuição previdenciária de servidores públicos inativos e pensionistas.
Sob a coordenação do presidente da Frente Parlamentar, deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), do presidente do Instituto e também presidente do Sindilegis, Alison Souza, e do vice-presidente do Instituto e presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, foram ouvidas lideranças de entidades representativas de servidores dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e das três esferas de governo – federal, estadual e municipal.
Em relação ao primeiro tema em pauta foi informado aos presentes que deve ser formado um novo Grupo de Trabalho (GT) para discussão do tema e o deputado André Figueiredo deverá integrar o grupo levando a perspectiva da Frente Servir Brasil em defesa de um serviço público eficiente, valorizado e alinhado aos interesses da população.
“O serviço público não é gasto, é investimento. E é dever do Parlamento garantir que qualquer mudança respeite os direitos de quem dedica a vida ao atendimento da população. Esse diálogo com as entidades é fundamental para construir soluções justas e viáveis”, disse.
Para Janus Pablo, eventos como esse são fundamentais para promover a conscientização e união dos servidores em oposição a propostas nocivas ao serviço público, assim como ocorreu à época das ações de enfrentamento à PEC 32.
O encontro reforçou o papel da Frente Parlamentar e do Instituto Servir Brasil na construção de uma agenda coletiva e qualificada em defesa dos servidores públicos e da sociedade brasileira, e marcou mais um passo na consolidação de uma atuação institucional firme, técnica e articulada frente aos desafios legislativos em curso.