Na última quarta-feira (8/10), representantes do Anffa Sindical participaram de uma reunião com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luis Allan Künzle, para tratar do andamento do projeto voltado à prevenção e ao enfrentamento do assédio moral no ambiente de trabalho.
O encontro contou com a presença do diretor de Comunicação, Montemar Onishi, do diretor de Política Profissional, Henrique Pedro, da coordenadora do Conselho de Delegados Sindicais, Gisele Camargo, do delegado sindical do Paraná, Alexandre Ório e do coordenador do Comando Nacional de Mobilização, André Marcondes.
Durante a reunião, foram discutidos o novo cronograma de execução do projeto e os ajustes necessários em razão da demora na aprovação judicial da proposta, que prevê a utilização de recursos de indenização coletiva em ações voltadas à saúde e melhoria das condições de trabalho dos auditores fiscais federais agropecuários que atuam no Estado do Paraná.
O grupo também deliberou sobre a inclusão de novas áreas no estudo, a fim de abranger unidades que não estavam contempladas inicialmente, como Guarulhos e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas. A expectativa é que a apresentação do projeto atualizado, com o novo cronograma e as etapas de execução, ocorra até novembro deste ano.
O projeto tem como objetivo desenvolver um estudo epidemiológico crítico sobre o processo de trabalho dos auditores fiscais federais agropecuários, abordando aspectos relacionados à saúde, ambiente organizacional e condições laborais. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda do Anffa Sindical, que, por decisão judicial, deverá aplicar recursos de indenização em ações de caráter coletivo voltadas à melhoria das condições de trabalho da categoria.
Sobre o pesquisador
Luis Allan Künzle é Engenheiro Industrial Eletricista pela UTFPR; Doutor em Informatique Industrielle pela Université Paul Sabatier de Toulouse (França); e Pós-Doutor em Saúde Coletiva, Ambiente e Sociedade pela Universidad Andina Simón Bolívar (Equador); Foi presidente das Seções Sindicais dos Docentes da UTFPR e da UFPR; é membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFPR; e pesquisador associado do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT; Também integra o Comité de Doctorado en Salud Colectiva, Ambiente y Sociedad da Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador.