O Auditor Fiscal Federal Agropecuário André Brandão Alves, filiado da Delegacia Sindical de Goiás, foi agraciado no último sábado com o 4º Prêmio Médico-Veterinário “Professor Jurij Sobestiansky” (2026), honraria anual concedida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO). A premiação tem como objetivo homenagear e reconhecer médicos-veterinários de destaque que contribuem para o desenvolvimento técnico, científico, prático e ético da profissão em Goiás e no Brasil.
Em seu discurso de agradecimento, Brandão destacou a importância da Defesa Agropecuária e reforçou a necessidade de maior valorização da área, equiparando-a a setores essenciais como saúde, educação e saneamento básico.
“Queria aproveitar esta oportunidade também para ressaltar a importância da Defesa Agropecuária para a sociedade! Essa que é uma atividade típica de Estado e possui atribuições que são privativas do médico veterinário, como defesa sanitária animal, a inspeção e a fiscalização sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico das agroindústrias produtoras de produtos de origem animal, conforme o Artigo 5º da Lei nº 5.517/1968.”
O premiado também chamou a atenção para o impacto da pandemia de Covid-19 e a relação entre saúde animal e humana, defendendo a presença estratégica do médico veterinário nas instâncias locais do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária).

“A Defesa Agropecuária deveria obter o mesmo tratamento público que se tem para a Saúde, para a Educação e para o Saneamento Básico. Eu digo isso porque nós não podemos nos esquecer do maior impacto social e econômico que tivemos na história moderna, no ano de 2019, que foi a Pandemia do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), quando houve um consenso científico de que o vírus causador é muito provavelmente de origem zoonótica e este elo entre a saúde animal e a saúde humana requer a participação efetiva da Medicina Veterinária através das ações também de Defesa Agropecuária.”
Brandão defendeu ainda que a categoria deve se organizar para exigir a presença do médico veterinário em cada município, o que, segundo ele, permitirá maior controle sanitário, melhor segurança alimentar e devida valorização profissional.
“Eu entendo que nós, de forma organizada, devemos cada vez mais exigir a presença do médico veterinário nas instâncias locais do SUASA, e aqui estou me referindo à presença destes profissionais em cada Município, que, de forma estratégica, permitirá um maior controle sanitário e uma melhor segurança alimentar, propiciando ainda a devida valorização da nossa atividade, com mais oportunidade de trabalho e melhor reconhecimento da nossa profissão pela sociedade. Devemos investir também cada vez mais em Comunicação Social e Educação Sanitária em Defesa Agropecuária com ênfase no papel do Médico Veterinário para a população.”
Sobre a honraria recebida, o AFFA expressou gratidão e emoção: “Ser reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Goiás – CRMV/GO, ao lado de profissionais e pessoas da mais alta qualificação para mim, verdadeiras referências profissionais, é a máxima honraria que eu poderia receber neste momento da minha carreira. Sou imensamente grato a Deus, à minha família, aos meus amigos e colegas do MAPA, pois ninguém faz nada sozinho ou chega longe só.”
A premiação reforça o papel estratégico dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários na defesa sanitária animal e na segurança alimentar do país, bem como a relevância do trabalho desenvolvido pela categoria no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).








