O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, o vice-presidente do Sindicato, Ricardo Nascimento, e o coordenador do Comando Nacional de Mobilização, André Marcondes, participaram, nesta quarta-feira (29), da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, realizada em Brasília. Também estiveram presentes AFFAs do Distrito Federal, e servidores públicos das três esferas (federal, estadual e municipal) e de diversas categorias. A concentração teve início no Museu da República e os participantes seguiram pela Esplanada dos Ministérios em protesto contra a proposta, materializada na última sexta-feira (24) como PEC 38/25 após apresentação na Câmara dos Deputados.
Para o presidente Janus Pablo, o evento superou as expectativas, com participação massiva de servidores públicos, parlamentares e representações sindicais. Participaram, ao todo, cerca de 15 mil pessoas. “É preciso que a gente lute pela estabilidade dos direitos, mas, sobretudo, por um serviço público de qualidade, com acesso rápido eficiente pela população”, disse.
Ricardo Nascimento endossou a importância do movimento unificado dos servidores contra a fragilização do Estado. “Essa não é uma proposta de modernização, é uma proposta de retirada de direitos dos trabalhadores. Hoje, participamos dessa grande manifestação, onde milhares de servidores de todo o Brasil demonstraram claramente sua insatisfação. Precisamos trabalhar unidos contra essa proposta, e o Anffa Sindical continuará lutando em defesa de um Estado brasileiro que sirva à sociedade brasileira, e contra o desmantelamento que atenda interesses de pequenos grupos políticos”, concluiu.
Debate no VII Conaffa
A preocupação com os rumos da Reforma Administrativa foi o destaque da Carta de Bento Gonçalves, aprovada no último sábado (25), durante o encerramento do VII Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa). O documento (veja aqui), que foi aprovado pela plenária, destaca que a proposta em tramitação ameaça a eficiência e a estrutura do serviço público, além de fragilizar os princípios do pacto federativo e da independência dos Poderes, fundamentos essenciais do Estado Democrático de Direito.
“O fortalecimento do Estado brasileiro depende de servidores valorizados, de estruturas técnicas sólidas e de políticas sustentadas pelo interesse coletivo, não por visões que reduzam a administração pública a uma lógica de mercado. Por isso, o Anffa Sindical conclama os parlamentares comprometidos com o futuro do país a rejeitarem a proposta de Reforma Administrativa, cuja aprovação representaria um retrocesso institucional e social sem precedentes. Ao mesmo tempo, a entidade insta o Governo Federal, em especial o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a assumir postura firme e transparente em defesa do serviço público e da estrutura de Estado que garante a soberania nacional”, diz um dos trechos da carta, que será entregue a parlamentares e demais autoridades.
Confira a galeria de fotos:
Crédito: Mateus Cândido/Fonacate
















