Auditores agropecuários reforçam ações contra doenças zoonóticas no novo Comitê de Saúde Única

Com o Ministério da Agricultura e Pecuária no centro da nova estratégia nacional, auditores agropecuários assumem papel vital no combate às doenças zoonóticas, responsáveis por cerca de 75% das doenças emergentes em humanos

No cenário atual de saúde pública, em que cerca de 75% das doenças emergentes têm origem animal, a recém-formada Comissão de Saúde Única no Brasil surge como um marco estratégico. Com um papel essencial no combate a essas ameaças, os auditores agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão prontos para desempenhar uma função decisiva no novo comitê.

A Lei nº 14.515, sancionada em 2022, estabelece a estrutura e as diretrizes para a integração entre saúde humana, animal e ambiental. Esta abordagem integrada, conhecida como Saúde Única, ganha uma nova dimensão com a presença ativa dos auditores agropecuários. Estes profissionais são a linha de frente na fiscalização e no controle das doenças zoonóticas, garantindo que medidas preventivas sejam implementadas de forma eficaz.

“Neste sentido, o auditor agropecuário tem um papel fundamental nas ações em saúde única ao regulamentar e auditar no exercício do poder de polícia administrativa a melhoria da saúde animal, da sanidade vegetal e a inocuidade, identidade, qualidade e segurança dos alimentos consumidos pela população e dos insumos agropecuários”, destacou Antônio Andrade, diretor de Comunicação e Relações Públicas do
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

O comitê, lançado nesta quinta-feira (8), visa consolidar esforços e recursos para enfrentar doenças zoonóticas de maneira integrada. Os auditores agropecuários contribuirão com seu conhecimento especializado e experiência prática para garantir que as políticas e ações implementadas sejam robustas e adaptadas às realidades do campo.

Com a colaboração entre diferentes setores e a integração dos auditores agropecuários, o Brasil avança para uma nova era na saúde pública, onde a prevenção e o controle das zoonoses são priorizados para proteger a saúde da população e garantir a segurança alimentar.

Veja os auditores agropecuários indicados para a Comissão de Saúde Única no Brasil:

• Secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart;
  • Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Marcelo de Andrade Mota;

SUPLENTES

• Secretário Adjunto da SDA, Allan Rogério de Alvarenga;
  • Coordenadora-Geral de Programas Sanitários (CGPS), Paola Frassinetti Nunes Machado de Oliveira