A importância das auditorias em cervejarias é destaque na ForBeer 2023

O evento debate a importância do mercado cervejeiro para a economia nacional e do trabalho dos auditores fiscais para dar sustentabilidade ao desenvolvimento do setor

A importância das auditorias em cervejarias é destaque na ForBeer 2023
Foto: Anffa Sindical

Realizada em São Paulo, entre 8 e 10 de agosto, a primeira edição da ForBeer coloca em evidência as projeções que refletem o crescimento do mercado cervejeiro em todo o país nos próximos anos e também abre oportunidades para debates sobre assuntos pertinentes ao setor.

No primeiro dia de feira, o painel “O papel da auditoria fiscal em cervejarias e produtos cervejeiros” apresentou ao público a importância do trabalho dos auditores fiscais agropecuários na jornada que vai desde a fabricação do produto até chegar ao consumidor final. O presidente do ANFFA Sindical, Janus Pablo Macedo, ao lado de outro painelistas, explicou como a categoria atua para garantir a segurança e a qualidade do líquido.

“A cerveja, assim como centenas de outros produtos, são fiscalizadas e precisam ter qualidade assegurada pelos auditores fiscais federais agropecuários, os affas. Quando o produto sai do campo, são os auditores que fiscalizam as agroindústrias para garantir que a matéria-prima transformada em alimento siga os regulamentos próprios. Se o produto for exportado, também são os auditores agropecuários que o certificam para mais de 200 países”, explicou. 

Para contribuir com o tema, Hugo Caruso, diretor do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/MAPA), comentou dados apresentados no Anuário da Cerveja., indicando em números evolução do segmento e o potencial para impulsionar a economia nacional. 

O levantamento mostra que em 2022 existiam 1.729 cervejarias registradas no Brasil, uma para cada cerca 123 mil habitantes. E o setor movimentou a balança a seu favor, alcançando um superávit de mais de R$100 milhões. Resultados expressivos que demonstram que o brasileiro está consumindo e valorizando as cervejas nacionais e esse fomento, segundo Caruso tem conexão direta com o trabalho dos auditores.

“As pessoas e empresas tem receio da fiscalização, mas ela é uma aliada importante do negócio já que garante que todas as determinações são seguidas, evitando as iniciativas que trazem risco para as pessoas e para o setor”, observou.

O presidente da Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (ABRACERVA), Gilberto Tarantino, que também participou do debate, destacou a relevância da aproximação entre os produtores e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Existe muita paixão no ramo das cervejas, mas precisamos ser profissionais. E nós atuamos juntos no combate a iniciativas não regulamentadas, o orientamos nossos associação da maneira correta de fabricar cerveja no Brasil”, explica. 

Os participantes endossaram o pedido ao Governo Federal para aumentar o quadro de auditores fiscais federais, pauta defendida pelo Anffa Sindical.

“Enfrentamos um déficit de cerca de 2 mil auditores e entendemos que o avanço do setor cervejeiro e de tantos outros que movimentam a economia do país, a valorização dos affas é primordial. A qualidade e a sanidade dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira dependem do trabalho desses profissionais”, finalizou o presidente do Anffa.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573