Governo anuncia nova data para realização das provas do CNU, em 18 de agosto

Governo anuncia nova data a para realização das provas do CNU
Image by azerbaijan_stockers on Freepik

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que foram adiadas em virtude da situação de calamidade pública ocorrida no Rio Grande do Sul (relembre aqui). De acordo com o anúncio, as avaliações serão realizadas no dia 18 de agosto, em 228 cidades do país.

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos". Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve.

Em função da não realização das provas no início deste mês todos os 18.757 malotes de prova que já haviam sido distribuídos, foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro. Ato contínuo, os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação. Agora, o MGI vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos já definidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá uma interlocução especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. 

Diante disso, os candidatos terão de conferir novamente os cartões de prova, para confirmar se o local original foi mantido ou alterado. Um novo cartão de confirmação de inscrição do "Enem dos concursos", com os detalhes sobre os locais de provas, também será divulgado, no dia 7 de agosto. 

Solicitações de reembolso

Caso o candidato seja afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas, o participante poderá solicitar o reembolso da taxa de inscrição em até cinco dias úteis após a aplicação das avaliações. Segundo o edital, a devolução poderá ser feita nos seguintes casos:

  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato.

Os candidatos devem enviar os pedidos na pagina oficial do concurso e as solicitações serão analisadas, individualmente, pela Fundação Cesgranrio – a banca organizadora do processo seletivo.

Segundo o Ministério da Gestão, esses são os únicos "casos passíveis de reembolso de inscrição, até o momento. Qualquer mudança nessa orientação, será anunciada".

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573