Insper Agro Global publica livro sobre a inserção do agronegócio brasileiro em diversas regiões do planeta

O agronegócio brasileiro iniciou uma trajetória de inovação e crescimento notável a partir dos anos 1970. A sua produtividade cresceu em média cerca de 3% ao ano nas últimas quatro décadas, diversificando a pauta de produtos e quintuplicando as exportações desde 1990, tornando-se o terceiro maior no ranking mundial, apesar da ausência de acordos internacionais relevantes.
O Brasil conseguiu o feito de domesticar a agricultura tropical por meio da combinação de centros de pesquisas e empreendedorismo privado. A política pública apoiou a formação de técnicos que foram fundamentais nessa transfor- mação dos métodos de produção.

Trata-se de uma história impressionante de desenvolvimento que ainda merece ser contada em maior detalhe e contrasta com as dificuldades de outros setores econômicos nos últimos 40 anos.
Em agosto de 2019, o Insper criou o Centro de Agronegócio Global (Insper Agro Global), um núcleo do Centro de Gestão e Políticas Públicas. Seu objetivo é realizar estudos empíricos sobre a evolução do agronegócio global assim como os desafios do setor no Brasil, além da formação de gestores públicos e lideranças do setor privado.
Em 2020, foi criado o curso de Educação Executiva “O Brasil no Agronegócio Global” em parceria com a Função Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e com apoio do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Seu objetivo foi analisar os temas de pesquisa do Núcleo, como inserção da produção brasileira no comércio mundial, competitividade, sanidade, acesso aos mercados, entre outros.

O curso foi oferecido a gestores públicos dos Ministérios da Agricultura, Economia e Relações Exteriores, além da Apex-Brasil, com a oferta de bolsas de estudos integrais. O formato virtual viabilizou a participação de servidores pre- sentes em mais de 20 países, o que permitiu a troca de experiências e trabalhos em conjunto.
O livro reúne os nove estudos que foram realizados no curso, todos voltados à análise dos aspectos concorrenciais, novas tendências e propostas de ações estratégicas para a promoção do agronegócio brasileiro em diversas regiões: América Latina, Estados Unidos e Canadá, União Europeia, Rússia, Oriente Médio e Norte da África (Mena), África Subsaariana, Sul da Ásia, China e Sudeste da Ásia. O capítulo inicial sumariza conclusões e fornece uma visão macro dos nove estudos.

Os trabalhos identificam oportunidades de expansão da pauta de exportações do agronegócio brasileiro para novos produtos e a necessidade de maior abertura a mercados. As ações estratégicas, contudo, variam com as características especificas das diversas regiões analisadas.

Clique aqui e confira o material na íntegra.