Ciclo de palestras sobre "Fraudes em alimentos: aspectos legais, da fiscalização e analíticos"

No dia 24/08 acontecerá o ciclo de palestras online com tema “Fraudes em alimentos: aspectos legais, da fiscalização e analíticos", a partir das 14h, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e voltado para estudantes e profissionais da Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Biologia, Medicina, Química, Veterinária, Engenharias e outras áreas afins, incluindo a comunidade externa à UFMG, além da população em geral.

Dentre os palestrantes, vale destacar a presença dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) Ana Lúcia de Paula Viana (Dipoa) e Glauco Bertoldo (Dipov) que falarão, respectivamente, sobre o papel da inspeção e da fiscalização na prevenção a fraudes em produtos de origem animal e vegetal.

A fraude alimentar abrange a alteração (por substituição, adição ou supressão/remoção), falsificação ou adulteração de alimentos, seus ingredientes ou informações enganosas que resultam em interpretações equivocadas sobre o produto. Ela é feita intencionalmente objetivando o ganho econômico. A fraude em alimentos pode ocorrer ao longo de toda a cadeia produtiva e, quanto maior a sua complexidade, maior a probabilidade de sua ocorrência.

Em geral, alimentos suscetíveis à fraude são aqueles que possuem alto valor comercial, que passam por diversas etapas de processamento antes da comercialização ou que são produzidos em grande escala. As fraudes resultam em impactos negativos em termos econômicos, de saúde pública e da confiança das cadeias de suprimento de alimentos.

É de extrema relevância uma abordagem interdisciplinar e abrangente sobre a temática das fraudes em alimentos. O evento será um momento pertinente para a discussão sobre os aspectos legais e direitos dos consumidores; ações governamentais e políticas públicas, incluindo o papel da inspeção e da fiscalização na prevenção a fraudes em produtos de origem animal e vegetal; metodologias analíticas que possam dar suporte às ações de fiscalização e a gestão do risco ao longo das cadeias produtivas.

Para participar, basta fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/VHbEvekG8mMAXtKs7