Ministério Público solicita contato de vítimas de assédios denunciados pelo Anffa Sindical

Ministério Público solicita contato de vítimas de assédios denunciados pelo Anffa Sindical
Image by pressfoto on Freepik


Em virtude das denúncias de ameaças contra Auditores Fiscais Federais Agropecuários protocoladas pelo Anffa Sindical junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a Procuradoria Regional do Trabalho solicitou, na última semana, uma relação de nomes e números de telefone das vítimas da referida denúncia.

As ameaças aos servidores aconteceram no último mês, em São Paulo (relembre aqui), quando o proprietário de uma empresa fiscalizada ameaçou dois Auditores Agropecuários de morte caso o local fosse interditado por possíveis irregularidades. 

Ainda na semana anterior, a Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Magarefe, no Paraná, que investiga a possível tentativa de homicídio contra uma Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em razão do seu ofício fiscalizatório.

Em 2022, outro caso emblemático: duas Auditoras Agropecuárias foram impedidas de sair de uma propriedade interditada por irregularidades em Herculândia, interior de São Paulo. “Eles gritavam, soltavam rojões e chegaram a avançar para dentro da propriedade" disse uma das servidoras. "Pensei que ia morrer", completou a outra. 

Solicitando providências breves e eficazes, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, pontuou que “é triste e inadmissível ter que trabalhar nessas condições. Precisamos de medidas efetivas que protejam os profissionais.”

Após o recebimento da notificação oriunda do MPT, autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária já disponibilizaram-se a falar com o órgão superior. O prazo para apresentação dos nomes e contatos das vítimas é de dez dias.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573