O resultado manteve a exposição positiva do Sindicato em veículos estratégicos e em meios influentes, especialmente em assuntos políticos que impactaram o cenário do setor. O valor comercial estimado que teria sido gasto pelo Anffa Sindical, caso custeasse os espaços midiáticos, seria de cerca de R$ 8,9 milhões, comprovando a eficiência da estratégia de comunicação .
Para o diretor de comunicação e relações públicas do Anffa Sindical, Antonio Andrade, há uma diferença marcante no perfil das pautas entre os dois anos “em 2022 as pautas relacionadas aos Affas e ao Sindicato eram essencialmente corporativas. Em 2023, as pautas estão mais relacionadas a temas de interesse do país e, mesmo quando corporativas, com um viés que associa as limitações da carreira à relevância e qualidade do serviço prestado à sociedade”, conclui Andrade.
Destaque na mídia
Dia do Affa
Estudo da FGV mostra força da atividade
A carreira dos affas completou 23 anos em 2023 e a data foi reforçada mediante estudo encomendado pelo Sindicato que mostra o impacto da atividade de defesa agropecuária, desenvolvida pelos servidores da área, no agro brasileiro.
O documento, apresentado durante evento na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, com a presença de autoridades do órgão, foi divulgado em primeira mão ao Valor Econômico e, seguida, a toda a imprensa, o que gerou grande exposição ao Sindicato, já que a FGV tem prestígio nas publicações nesse sentido.
SEDAGRO
Cobertura do Seminário e da ForBeer
Durante a edição de 2023 da ForBeer, evento de negócios realizado em São Paulo, no mês de agosto, para empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias para o mercado cervejeiro, foi promovido o Sedagro. O principal seminário voltado à defesa agropecuária contou com um painel sobre o papel das auditorias de cervejas, com a participação do presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo.
Proposta de 1% de reajuste para servidores
A participação do Anffa Sindical em uma reportagem da Agência Brasil sobre a proposta de reajuste de 1% anunciada pelo governo resultou em um recorde de menções em agosto, em comparação com os outros meses de 2023.
Entrevista para o SBT
O mito sobre a presença de hormônios no "chester" e outras curiosidades acerca de uma das aves mais consumidas durante as festas de final de ano foram abordados em uma entrevista conduzida pela jornalista Raissa Lamonte, do SBT, com o auditor agropecuário Fernando Fagundes, que ocupa o cargo de chefe de Inspeção de Produtos de Origem Animal no Mapa.
A participação do especialista teve repercussão em diversos programas da emissora, sendo inclusive divulgada em seu perfil do Instagram. O formato dinâmico e moderno da entrevista contribuiu para fortalecer a imagem do auditor como especialista em segurança alimentar, conferindo maior autoridade às atividades de defesa agropecuária.
O que esperar em 2024
Após um ano de novo governo, pautas de interesse dos auditores fiscais federais agropecuários ganharam força no ambiente político. Discussões em torno da reestruturação da carreira, equiparando-a a outras do ciclo de auditorias, bem como do reajuste salarial não visto desde 2017, conquistaram mais urgência e relevância, e certamente farão parte do primeiro semestre de 2024. Essa pauta corporativa ganhará peso no noticiário e será estratégica para o Sindicato perante seus filiados.
Com um segundo mandato, Janus Pablo se consolida como principal porta-voz da carreira em termos de negociações e também junto à imprensa. Será um momento promissor para expandir a participação em canais tradicionais e alternativos, como podcasts e ações em redes sociais.
O cenário também convida a desenvolver campanhas e outros projetos que exponham curiosidades e informações sobre as atividades da carreira, com a divulgação de fiscalizações, balanços de apreensões, e reforçar à opinião pública que a atuação dos affas é imprescindível ao país, principalmente do ponto de vista da preocupação com a qualidade dos alimentos e demais produtos a serem consumidos nacional e internacionalmente.