Audiência com Ministro Carlos Fávaro promete encaminhamentos positivos a diversas pautas da carreira

Representantes do Anffa Sindical estiveram reunidos na tarde de ontem (22),  junto ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para a discussão de temas sensíveis à categoria. Além de Fávaro, estiveram presentes o secretário executivo da pasta, Irajá Lacerda, o secretário de defesa agropecuária, Carlos Goulart, o diretor do departamento de temas técnicos (DTEC), José Luis Vargas, e a subsecretária de gestão de pessoas, Sara Martins.

Foto: Anffa Sindical

Diversos temas foram abordados junto à equipe do Ministro, entre eles, a volta do Fundo Federal Agropecuário (FFAP) , em continuidade às tratativas propostas pelo Sindicato, conforme divulgado na última semana (relembre aqui). Destacando o momento atual, em que se vive uma emergência sanitária contra a Influenza Aviária, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, pontuou que a reativação do FFAP seria um importante aporte para o desenvolvimento e continuidade das ações de defesa agropecuária nacionais. Diante disso, o ministro mostrou-se sensível ao tema e disposto a analisar a questão.

Janus Pablo agradeceu também a Fávaro pelo empenho, junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), pela autorização para realização de concurso público para Affas, e nesse sentido, solicitou que fosse promovido um curso de formação, organizado pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), direcionado aos Auditores Agropecuários que serão admitidos no certame. “Com isso, esperamos poder oferecer um melhor preparo a esses colegas, para que ingressem com segurança em seus postos de lotação”, defendeu Janus Pablo. O ministro concordou com a proposta e disse que irá trabalhar em prol da realização dessa capacitação.

Nesse contexto, o presidente introduziu a pauta dos concursos de remoção, que atenderiam a uma quantidade expressiva de Auditores Fiscais Federais Agropecuários que pleiteiam essa possibilidade, a fim de que possam estar mais próximos de suas famílias em suas cidades natais. A esse respeito, o ministro solicitou o apoio da subsecretária de gestão de pessoas com o objetivo de aprofundar-se sobre a demanda.

Em complemento, Janus propôs ao grupo a apresentação de um estudo, realizado pelo Conselho de Delegados Sindicais (CDS/ANFFA) que balizaria a realização dos concursos de remoção por meio de critérios pré-estabelecidos, o que foi prontamente aceito pela comitiva de Fávaro.

Finalizando as questões referentes a concursos, o sindicalista abordou as solicitações de remoção de Affas para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A esse respeito o representante do MAPA admitiu ser uma pauta delicada, mas que tem sido analisada com sensibilidade pela pasta, uma vez que remoções precipitadas poderiam causar impactos significativos ao sistema de defesa agropecuária. Ainda assim, reiterou que, todas aquelas que não estiverem sob esse prisma, serão autorizadas.

Outro tema que recebeu encaminhamentos valiosos foi a reestruturação remuneratória da carreira que agora será discutida em outro âmbito das Mesas de Negociação, as recém criadas Mesas Especiais (entenda aqui). Conforme definido pelo MGI, a realização dessas discussões deve ser pleiteada pelo órgão de origem, no caso, o MAPA. A esse respeito, Carlos Fávaro afirmou seu apoio total ao pleito bem como sua atuação em momento estratégico, em suas palavras com o objetivo de “agir, e não apenas falar”.

Ainda em sua explanação, Janus Pablo relembrou a pauta da indenização de fronteiras, que conforme Portaria, determinou a inclusão de mais 60 municípios que receberiam essa gratificação. Mais uma vez Carlos Fávaro mostrou-se favorável ao implemento da mudança e solicitou ao secretário de defesa agropecuária, Carlos Goulart, que o processo fosse encaminhado ao MGI o mais breve possível a fim de que ele, Fávaro, possa encaminhá-lo às tratativas finais, junto à Ministra Ester Dweck.

A última pauta abordada foi a preocupação do Anffa Sindical com a nomeação de pessoas externas à carreira nas superintendências federais de agricultura (SFA’s). Para Janus Pablo a instituição de critérios meritocráticos e o reconhecimento do conhecimento agregado que os Affas possuem “fortalecem e otimizam as atividades auditoria e fiscalização brasileiras”. Fávaro mostrou-se compreensivo a esse respeito, mas lembrou a necessidade de estabelecer alianças em um governo de frente ampla. Mesmo assim, assegurou o preparo e capacitação das pessoas cotadas para essas vagas que têm estado sob análise criteriosa da secretaria executiva e de seu próprio gabinete.

O encontro finalizou-se com o convite do presidente do Anffa Sindical ao MInistro, para a cerimônia de comemoração ao dia do Affa, que acontece na próxima quinta-feira (29), no auditório sede do MAPA, ocasião na qual também será lançado um selo comemorativo da carreira.

Na programação do evento consta ainda a palavra da pesquisadora Talita Priscila, da Fundação Getúlio Vargas que trará números atualizados sobre as principais ameaças ao agronegócio brasileiro e como isso se relaciona com o trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Fávaro mostrou-se muito interessado pelo tema, parabenizou a carreira de antemão e atestou seu interesse em comparecer à cerimônia, a depender de outros compromissos já estabelecidos.

Além do presidente do Sindicato, estiveram presentes, o vice representante da organização, Ricardo Aurélio e o diretor de departamento de relações institucionais Felipe Corrêa. Confira a galeria de fotos abaixo.