“O Auditor Fiscal atua dentro da sua esfera... sem interferências”, afirma superintendente no Paraná sobre reestruturações no MAPA

Entre outros assuntos, Cleverson Freitas falou, nesta segunda-feira (01/04), sobre a importância de encontros entre setor produtivo e Ministério que vem ocorrendo

O superintendente da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Cleverson Freitas falou, nesta segunda-feira (01/04), sobre encontros que vem ocorrendo entre o setor produtivo e o MAPA, no estado do Paraná. Na última quarta-feira (27/03), produtores avícolas participaram do “Workshop Industrial Avícola 2019”, realizado pelo Sindiavipar e pela Cobb-Vantress, com apoio do Ministério da Agricultura.

O evento ocorreu em Maringá, e servidores do MAPA apresentaram a nova estrutura do órgão de fiscalização em nível nacional, estadual e local, além de debater o futuro e os desafios da avicultura brasileira para a manutenção da sua competitividade.

De acordo com o superintendente, eventos como esse são importantes, pois alinham as ações dos produtores e os orientam para que se adequem à legislação, diminuindo dados de infrações. Ainda segundo Cleverson, a ideia é que muitos outros encontros entre MAPA e produtores ocorram em breve.

“Esse foi o primeiro encontro realizado no Paraná e a gente espera realizar outros com várias áreas, tanto vegetal como animal”, afirmou o surperintentendente.

Sobre o processo de reestruturação que vem ocorrendo no Ministério, o superintendente afirma ser um meio de a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, procurar otimizar as ações da fiscalização dentro da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), mas sem esquecer a importância da atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

“É preciso acompanhar as inovações tecnológicas do setor produtivo e que exista um alinhamento dos dois lados, tanto no setor produtivo como no setor público, de forma que se facilitem as resoluções dos processos. O Auditor Fiscal e o MAPA atua dentro da sua esfera, e a iniciativa privada dentro da sua, sem interferências”, defende o superintendente.