Julho foi o mês dedicado aos pensionistas em Mato Grosso

Durante as visitas realizadas, surgiu a oportunidade de conhecer um pouco a trajetória dessas mulheres, que são exemplos de vida para muitas pessoas. A história dessas vitoriosas são exemplos que levam à reflexão quanto ao verdadeiro valor da vida, e inspiraram a seguir em frente com os planos e objetivos da Diretoria de Aposentados e Pensionistas da Delegacia Sindical em Mato Grosso.

A DS (Delegacia Sindical) em Mato Grosso, por meio da Diretoria de Aposentados e Pensionista, vem realizando visitas periódicas nas residências dos aposentados e pensionistas, e o mês de julho foi dedicado especialmente aos pensionistas. Atualmente o Anffa Sindical conta com aproximadamente 361 pensionistas filiados e no Mato Grosso cerca de 15 sindicalizadas. No estado, os pensionistas filiados são 15 mulheres, são cônjuges e filhas de AFFA falecidos. "Essas mulheres dedicaram sua vida exclusivamente ao lar e a família, e hoje, com idades avançadas, com apoio dos filhos e familiares, dão continuidade ao legado deixado pelos seus cônjuges", disse o diretor de Aposentados e Pensionistas da Delegacia Sindical em Mato Grosso, o AFFA aposentado, Donizeti Pereira de Mesquita.

Durante as visitas realizadas, surgiu a oportunidade de conhecer um pouco a trajetória dessas mulheres, que são exemplos de vida para muitas pessoas. A história dessas vitoriosas são exemplos que levam à reflexão quanto ao verdadeiro valor da vida, e inspiraram a seguir em frente com os planos e objetivos da Diretoria de Aposentados e Pensionistas da Delegacia Sindical em Mato Grosso.

Muitas vezes essas pensionistas são esquecidas pelo MAPA, pois o único vínculo que existia entre elas e a SFA-MT era através dos seus cônjuges, ou para retirar o contracheque, que atualmente não é mais entregue em mãos. Foi pensando em aproximar as pensionistas das atividades da DS/MT, que o diretor de Aposentados e Pensionistas, Donizeti Pereira de Mesquita, deu início às visitas que hoje são realizadas com muita satisfação, com o apoio da secretária do Anffa Sindical, Darluce Ferreira da Cunha.

A primeira visita do mês de julho, foi realizada em Várzea Grande, a recém-viúva Alair Regina de Almeida Neves, 68 anos, esposa do AFFA Julimar Brígido Militão, que faleceu em 07/12/2018. Pedagoga aposentada, Alair Almeida, dedicou os últimos anos a cuidar da saúde do seus cônjuge, que há alguns anos perdeu a visão devido a complicações com a diabetes. Para ela, “ficou a saudade eterna do marido maravilhoso que foi Julimar, um exemplo homem, sempre alegre e feliz. Mesmo com tantos problemas de saúde, nem um dia sequer reclamou da sua situação, viveu a vida sempre bem disposto, cantando e disfrutando o melhor de cada dia.”

No mesmo dia visitamos a pensionista Maria da Conceição Gomes de Araújo, 71 anos, recém-filiada ao Anffa Sindical, que também é servidora aposentada do MAPA. Ela foi casada com o AFFA Moacir Soares de Araújo, falecido em 05/09/2014. Moacir Araújo morou muitos anos em Rondônia, onde dedicou sua vida à lavoura cacaueira. Depois, mudou para Mato Grosso buscando qualidade de vida e a companhia do amigo Julimar Militão.

Conceição Araújo relatou que “ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, durante um assalto, e faleceu. Segundo ela, sempre foi um homem caridoso, dedicado e prestativo. "Quando tive malária e fiquei quase dois anos acamada, foi ele quem cuidou de mim, até que eu me restabelecesse da doença. Com a saúde frágil de ambos, após ter sofrido seu primeiro infarto, Moacir decidiu aposentar e descansar, esse foi o ensejo para que mudássemos para Mato Grosso, pois sempre visitávamos os amigos e procurávamos um local para residir com qualidade de vida”, completou.

Em Cuiabá, foi a vez de visitar a pensionista Lucia Auxiliadora de Moura, 67 anos, cônjuge do AFFA Silvério Corrêa Cardoso, falecido em 18/01/1988, que recebeu a visita em companhia de sua filha Estefânia Reis de Moura Martins, 34 anos. Lúcia Moura relatou que atualmente está com início de mal de Parkinson, uma doença que causa danos às células nervosas do cérebro e fazem com que os níveis de dopamina caiam. "No meu caso, está começando com um tremor na mão e na diminuição dos movimentos, por isso, às vezes perco equilíbrio”. Ao agradecer e parabenizar o diretor de Aposentados da DS/MT pela iniciativa, ela disse que “essa iniciativa do Anffa Sindical em realizar visitas é muito bem vinda e receber as boas novas em casa é um privilégio”.

Em sequência, foi realizada visita à matriarca da família Metello, a pensionista Mafalda Salles Metello, 89 anos, esposa do AFFA Benedito Clodoaldo de Metello, falecido em 05/11/2013. Uma mulher ativa, comunicativa, generosa, religiosa e de personalidade própria, deu um show de exemplo de vida, recebeu a equipe da DS/MT em sua residência com muita alegria e descontração, em companhia da sua filha Cleide Salles Metello, 64 anos.

Mafalda Metello, mãe de nove filhos, sendo sete mulheres e dois homens, avó de 23 netos e 11 bisnetos, chegando aos noventa anos de idade, lúcida e com excelente saúde, mora sozinha e não pensa em deixar a casa por nada. Passa o dia cuidando das tarefas do lar, vai à igreja, participa das festividades da comunidade que congrega, adora viajar e passear com os filhos e netos. Sempre que pode vai à Portugal visitar as filhas, genros e netos que residem lá. Durante a visita contou como o marido adorava receber visitas e dar grandiosos jantares em sua residência. “Felizmente eu me recordo de muitas coisas boas que vivemos juntos e da família maravilhosa que ele me deixou”, diz Mafalda.

Dando continuidade às visitas, a equipe da DS/MT esteve na residência da pensionista Ignez Maria Giacomini Lobo, 77 anos, companheira do AFFA Ainabil Machado Lobo, falecido em 17/08/2008. Elegante e charmosa, Ignez Lobo, pensou que se tratava de uma visita de prova de vida, porém, o diretor de Aposentados Donizeti Pereira informou que se tratava de uma visita de cordialidade, nada formal, apenas para levar informações do Anffa Sindical. Na oportunidade, ele falou sobre o próximo encontro de Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, esclareceu sobre a importância de participar das atividades do sindicato, alertou sobre os golpes que as pensionistas e os aposentados vêm sofrendo através dos telefonemas e correspondências com falsas informações de causas ganhas em ações judiciais e finalizou agradecendo.

Matriarca de uma família grande, composta por quatro filhos, nove netos e nove bisnetos, a pensionista Emília de Melo Curvo, 83 anos, esposa do AFFA Edmar Gomes Curvo, falecido em 02/12/2010, abriu sua casa para receber a equipe da DS/MT. Durante a visita, a pensionista, por diversas vezes, se emocionou, na companhia da irmã Ana de Mello Melhorança, 75 anos, e do filho Edmil Gomes Curvo, 59 anos, ao dizer que o servidor, ao se aposentar, e se desligar da instituição à qual se dedicou grande parte de sua vida, na maioria das vezes, é esquecido pelos colegas e pelo órgão que trabalhou. "Essa é a primeira vez que recebo uma visita de cordialidade. Isso é muito importante, pois as pensionistas também são esquecidas e precisam ser lembradas”. Edmil Curvo lembrou dos trabalhos realizados pelo pai, falou da criação do INDEA-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), da fundação da EMPAER (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), e falou do amor que o pai tinha pelo seu trabalho e da dedicação que teve quando foi delegado na Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso. "Foram anos de dedicação e trabalho. Meu pai amava trabalhar”, ressaltou ele.

"Diante dos relatos, é possível compreender a importância desse trabalho que vem sendo realizado pela DS/MT, pois as visitas mantêm as pensionistas informadas das atividades sindicais, levam conhecimento das ações judiciais em trâmite e das lutas salariais", defendeu Donizeti.

Integração - A Delegacia Sindical em Mato Grosso está à disposição do filiado aposentado e pensionista para prestar esclarecimentos sobre qualquer assunto que diz respeito à carreia. O filiado, aposentado, pensionista ou da ativa, pode se informar de diversas formas: pessoalmente, por telefone, através do jornal, informativos, página na internet e pelo aplicativo Whatsapp. É importante ressaltar o quão valorosa é a participação dos pensionistas e aposentados nas atividades da Anffa Sindical, “a nossa missão é trabalhar para melhor atender aos filiados. Aproveitamos para informar que a DS promoverá o II Encontro dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários Aposentados e Pensionistas dia 30 de outubro, com momentos que propiciarão a busca de conhecimento e o reencontro com antigos colegas de trabalho, permitindo, ainda, o entrosamento dos aposentados e pensionistas. Fica, assim, a certeza de que o filiado nunca está só”, finalizou o diretor.

Ignez Lobo

Ignez Lobo

Ana Mechorança, Emilia Curvo, e o diretor Donizeti

Ana Mechorança, Emilia Curvo, e o diretor Donizeti

Emilia Curvo

Emilia Curvo

Darluce, Emília Curvo e o diretor Donizeti

Darluce, Emília Curvo e o diretor Donizeti

Mafalda Metello e Cleide

Mafalda Metello e Cleide

Donizeti, Mafalda e Cleide

Donizeti, Mafalda e Cleide

Donizeti e Mafalda Metello

Donizeti e Mafalda Metello

Darluce, Lúcia Auxiliadora e Estefani

Darluce, Lúcia Auxiliadora e Estefani

Lúcia Auxiliadora e o diretor Donizeti

Lúcia Auxiliadora e o diretor Donizeti

Edmil, Emilía e Donizeti

Edmil, Emilía e Donizeti

Mafalda Metello

Mafalda Metello

Maria Conceição

Maria Conceição

Alair Regina de Almeida Neves

Alair Regina de Almeida Neves

Maria Conceição, Donizeti e Alair

Maria Conceição, Donizeti e Alair

Maria Conceição, Darluce e Alair

Maria Conceição, Darluce e Alair

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573