Em discurso de posse, Ministro da Agricultura certifica compromisso com o fortalecimento da agropecuária nacional

Foi celebrada na tarde de ontem (02), a cerimônia de transmissão de cargo ao Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O evento aconteceu no auditório da Embrapa, em Brasília, e contou com a presença de Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, Ministro Gilmar Mendes, do STF, Márcio Eli Almeida, ex-secretário executivo do MAPA, que representou o ex-ministro Marcos Montes, entre outras autoridades.

Márcio Eli saudou os presentes e deu destaque aos servidores do Ministério da Agricultura, em suas palavras, “uma equipe dedicada, competente e que tem a dimensão da responsabilidade que está em suas mãos.” Declarou ainda seu orgulho por ter pertencido à equipe ministerial anterior, comandada por Tereza Cristina e Marcos Montes, convocou cidadãos e servidores a somarem esforços para o sucesso da gestão de Fávaro e desejou sucesso ao agora ministro da agricultura, colocando-se à disposição da nova equipe.

Em uma análise da situação atual do Brasil, Gilmar Mendes pontuou como sendo constrangedor o fato de existirem pessoas em situação de insegurança alimentar em um contexto no qual o agronegócio incrementa os números de produção e exportação ano após ano, e estimou que ao lado do desenvolvimento econômico deve caminhar o desenvolvimento social.

Em complemento ao tema levantado por Gilmar Mendes, o Ministro Carlos Fávaro pontuou que o combate à fome é o primeiro desafio do novo governo e que a agricultura tem papel fundamental nesse processo. Reconheceu a Embrapa grande responsável pela posição incomparável que o Brasil ocupa no cenário mundial, e atestou o compromisso: “Vamos fortalecer a Embrapa."

Fávaro falou ainda sobre possíveis divergências que possam surgir entre ele e Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário, certificando que todos estão “do mesmo lado”. “Queremos e vamos ter a produção agrícola mais sustentável do mundo.”

O Ministro finalizou sua fala citando o slogan do Governo Federal: União e Reconstrução, ao convocar a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA ) a trazer lideranças alinhadas aos planos do governo, de forma que juntos possam construir pontes e pacificar o agronegócio, garantindo a segurança alimentar, o desenvolvimento social e a qualificação de pessoas.