Anffa Sindical participa de lançamento das novas instalações do Centro Nacional de Cães de Detecção no DF

"Esse momento é de suma importância, pois integra um grande projeto de modernização da carreira", disse o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo.

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, participou, na manhã desta terça-feira (04/10), do lançamento da pedra fundamental referente às futuras instalações do Centro Nacional de Cães de Detecção (CeNCD) no Distrito Federal.

A solenidade contou com a presença  da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), do secretário de Defesa Agropecuária, Guilherme Leal, do chefe do CeNCD, Romero Teixeira, do chefe substituto do Centro, Angelo de Queiroz, do representante do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA) no Brasil, Gabriel Delegado e da especialista do IICA Lúcia Maia, do diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Marcelo Osório, do professor da Universidade de Brasília (UnB), Cristiano Barros de Melo, de chefes dos canis centrais da PE, PF, PRF, PCDF, PMDF, PLegis, DPOE, DPEN, diretores da Direx e Affas filiados.

"Esse momento é de suma importância, pois integra um grande projeto de modernização da carreira, ligado ao Vigifronteiras, ao combate ao agroterrorismo (PL1595), ao uso do porte de armas (PL 6438), e de outras ações ligadas a segurança alimentar e a segurança nacional", disse o presidente do Sindicato.

Segundo ele, a ampliação do trabalho com detecção de cães é um passo significativo que conta como atribuição exclusiva à carreira e auxilia os Affas na auditoria e fiscalização durante a atuação nos aeroportos, portos, postos de fronteiras e correios, evitando a entrada de pragas e doenças.

Para o chefe substituto do CeNCD, Affa Angelo de Queiroz, o evento coroa um trabalho essencial que vem sendo feito relativamente há pouco tempo, se comparado com outros países. "Esse é um marco, pois, depois de cinco anos de iniciado o projeto, poderemos contar com maior estrutura e, assim,  expandi-lo para todo o país, conforme a demanda compatível", disse  Ângelo.

O complexo já está em obras e a expectativa, segundo o  chefe substituto do CeNCD, é de inauguração do primeiro bloco no período de seis a nove meses. "Será um complexo de vários blocos, cada um com sua funcionalidade, sendo o primeiro a ficar pronto o que abrigará o canil de quarentena, para onde serão levados os cães que estão ingressando nas atividades."

Com a benfeitoria, a previsão é que a quantidade de animais prontos para o trabalho de inspeção e fiscalização praticamente dobre, aumentando, assim, as equipes pelo país a fora. "Hoje, são cinco cães em operação e três em treinamento. Com a etapa 1 concluída, já serão incorporados mais sete cães ao plantel", afirmou.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573