FGV apresenta escopo de pesquisa que apontará impacto de atuação dos AFFAs

Apresentação aconteceu no Anffa Sindical, nesta quarta-feira (15/02), e teve como objetivo explicar e obter análise crítica de diretores e colaboradores sobre o estudo que vem sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas e que deve apontar, entre outros fatores, o impacto da atuação dos AFFAs na economia do país e na saúde pública

A equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável pela pesquisa que deverá apontar o impacto da atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários na economia do país e na saúde pública, entre outros fatores, esteve na sede do Anffa Sindical, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (15/02), para apresentar a diretores e colaboradores do estudo um escopo do trabalho que vem sendo realizado pela FGV, até agora.

Na ocasião, Evandro Faulin, Ricardo Rochman e Guilherme Kater, explicaram a estrutura do estudo e destacaram a importância do trabalho em conjunto com os AFFAs.

 “Desde o começo a gente pede que vocês façam uma análise crítica do que estamos colocando, pois muito desse trabalho é resultante da avaliação de vocês”, reforçou Evandro Faulin, coordenador da pesquisa.

Durante a explicação, Faulin explanou que o processo da pesquisa se dará em três etapas:

1º - Descrição da estrutura da cadeia produtiva agropecuária no Brasil e dos pontos de atuação dos AFFAs;

2º - Definição das premissas para avaliação do impacto da atuação dos AFFAs;

3º - Mensuração e avaliação do impacto da atuação dos AFFAs na produção agropecuária brasileira.

Ainda segundo o coordenador, a primeira etapa já está concluída, e se deu, basicamente, através de entrevistas com Auditores Agropecuários selecionados.

“Nós falamos com alguns AFFAs com o objetivo de entender profundamente a atuação dos Auditores”, conta Evandro.

Evandro Faulin explicou, ainda, que a pesquisa irá trazer uma análise qualitativa, que deverá discorrer sobre a importância dos AFFAs para o planejamento e execução da política de Defesa Agropecuária, e uma análise quantitativa, que deve apontar, de fato, o impacto econômico das ações dos Auditores Agropecuários na mitigação dos riscos associados à Defesa Agropecuária.

“Com essas duas análises somadas, mostraremos a relevância dos AFFAs. Mostraremos a responsabilidade que está nas mãos dos Auditores para garantir a Defesa Agropecuária, a mitigação do risco nos campos, empresas, portos, aeroportos e fronteiras com a prevenção e erradicação de pragas e doenças, produção de defensivos agrícolas, certificação de produtos de origem animal e vegetal, entre diversos outros fatores”, detalhou Evandro.

O prazo para entrega da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas se estende até março deste ano. De acordo com a Secretaria de Planejamento Estratégico, responsável pelas tratativas entre o Anffa Sindical e a FGV, uma nova reunião com a equipe deve acontecer em março.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
+55 (61)3224-0364  / +55 (61) 3246-1599
+55 (61) 3968-6573 / + 55 (61) 99202-4764 
+ 55 (61) 99226-6626  / + 55 (61)99932-0149