Anffa Sindical participa de entrevista para o Agromais e destaca a importância e os desafios da defesa agropecuária

O déficit nos quadros atuais da carreira e o trabalho do Anffa Sindical como entidade representativa também foram enfatizados durante a conversa

Foto: Divulgação

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Ricardo Nascimento, participou, nesta segunda-feira (08/07), do programa AgroMais Entrevista, com Sebastião Garcia, para falar sobre a importância e os desafios da defesa agropecuária.

Na oportunidade, Ricardo Nascimento falou amplamente sobre o papel crucial dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) para a economia nacional. Durante os 24 minutos de conversa, ele enfatizou a contribuição fundamental da categoria na regulação da agropecuária, tanto para o mercado interno, quanto para as operações de importação e exportação. “Uma parte de nossa atuação garante a produção dos alimentos dentro do país e outra controla a entrada de alimentos ou outros materiais que poderiam colocar em risco toda nossa agropecuária”, explica. Os desafios enfrentados pelos Affas na rigorosa fiscalização das fronteiras também foram destacados.

Além disso, o vice-presidente mencionou a preocupação com o déficit de profissionais na carreira. “Atualmente trabalhamos com aproximadamente 2.300 auditores ativos e um déficit de 1.300 vagas disponíveis, mesmo com o concurso que ocorrerá em agosto, não é suficiente”, afirma.

Ricardo Nascimento ainda reconheceu o papel crucial do Anffa Sindical como representante dos interesses da categoria. “O Sindicato trabalha em torno de três principais questões: nas condições de trabalho; na ampliação de pessoas; e na capacitação. Hoje temos cerca de 400 colegas que podem se aposentar, por isso é preciso haver uma política de substituição e capacitação para quem está chegando”, explica.

A entrevista também abordou o uso de novas tecnologias na fiscalização agropecuária e o trabalho estratégico dos adidos em diversos países.

Veja a entrevista completa abaixo: