Goiás recebe visita de Auditores da UE para avaliação de sistemas do PNCRC Animal

Foto: Anffa Sindical

Desde a última quinta-feira (06) diversas localidades relacionadas à área de produção de alimentos de origem animal em Goiás, como o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado (SFA) foram visitadas por membros da equipe de Auditoria da União Europeia no Brasil para avaliação do Plano Nacional de Resíduos e Contaminantes em Alimentos de Origem Animal (PNCRC/Animal). O objetivo da visita foi a verificação dos sistemas brasileiros de garantia dos produtos exportados.

De acordo com o Auditor Agropecuário Rodolfo Paranhos, a visita abrangeu a apresentação da área de recepção de amostras e a unidade de resíduos e contaminantes no Laboratório Federal, momento no qual os auditores estrangeiros avaliaram o escopo de resíduos de agrotóxicos em matrizes de origem animal com foco no controle de resíduos em bovinos, aves e mel, assim como acompanharam a validação dos métodos e controle de qualidade interno e externo.

“Foi uma visita muito proveitosa”, destacou Paranhos. “Os auditores apresentarão um relatório ao final da visita, mas de forma geral eles mostraram-se satisfeitos com os controles que demonstramos”, informou. Além de pequenos apontamentos técnicos, a equipe estrangeira elogiou também a alta produtividade e o alto nível de conhecimento técnico demonstrado pelos colegas brasileiros.

As visitas foram parte dos planos anuais de amostragem estabelecidos pela Instrução Normativa SDA Nº 42. Na Superintendência Federal de Agricultura, a equipe foi recebida pelo superintendente José Eduardo França, o chefe do Departamento de Defesa Animal, André Brandão; o coordenador do 3º Sipoa, Robério Machado e seu substituto André Barreto, acompanhados das equipes técnicas das áreas envolvidas: Bovinos - Bernardo Franco e Daniel Barbosa; Aves - Rodolfo Paranhos; e Leite e Mel - Patricia Damian). Participaram também a Affa Alinne Borges, responsável pelo PNCRC Animal no 3º Sipoa, assim como colegas Agentes de Inspeção que realizaram a coleta do material nos frigoríficos.

Clique abaixo e confira a galeria de fotos.