Affas deliberam pelo encerramento do Estado de Mobilização em AGNE

Encerrou-se há pouco o período de votação eletrônica para conhecimento da posição dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários filiados ao Sindicato a respeito de duas importantes pautas: A permanência do Estado de Mobilização e a realização de um novo Estudo de Valorização da Carreira, a ser produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Affas deliberam pelo encerramento do Estado de Mobilização em AGNE
Foto: Anffa Sindical

Sobre o primeiro tema, 50,6% dos Affas rejeitaram a proposta. Conforme noticiado pelo Anffa Sindical no último dia 29 (relembre aqui) foi assinado o Termo de Acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para a concessão da reestruturação da carreira. Apesar disso, apenas a pauta remuneratória foi contemplada no documento. Questões como a Indenização de Fronteiras, a Indenização por Folga Remunerada e a inclusão da carreira de Affa no ciclo de Auditoria não foram incluídas na negociação.

“Apesar disso, a decisão de nossos filiados será respeitada”, garantiu o presidente Janus Pablo. “Os Comandos de Mobilização estão desinstalados, e o Estado de mobilização, encerrado. Assim, a Diretoria Executiva Nacional junto com o Conselho de Delegados Sindicais dará prosseguimento à pauta reivindicatória da carreira na Mesa Setorial de Negociação com o Ministério da Agricultura e o MGI."

O Coordenador do Comando Nacional Mobilização, Montemar Onishi, corroborou as palavras do presidente afirmando aceitar democraticamente a decisão da base da categoria. "A existência do Comando de Mobilização só se justifica se os filiados da base participarem ativamente. O que importa, de fato, é a base, não o Comando.”

Montemar agradeceu ainda aos colegas filiados que engajaram-se desde o último mês de fevereiro na luta pela reestruturação que, para ele, foi vitoriosa uma vez que todas as ações desenvolvidas ocorreram dentro da legalidade, sem a interrupção motivada por ações judiciais. “Ficamos longe de uma reestruturação adequada, mas ela está acordada entre o Sindicato e o Governo”, finalizou.

O segundo tema alvo de consulta também foi rechaçado com 58,9% dos votos. Sobre esse tema, a segunda alternativa em votação, que recebeu 22,3% dos votos, foi “adiar a discussão do tema para aprofundar os debates”. 

Em 2021 foi realizada a segunda edição do Estudo, que apresenta a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, suas respectivas áreas de atuação, e o impacto das atividades desses servidores na produção agropecuária nacional, e é um documento utilizado para presentear autoridades e atores influentes do governo em diálogos de apresentação da carreira, assim como fundamentar a necessidade do atendimento às pautas atuais.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573