Goiás recebe visita de representantes da Caricom para auditoria com fins de exportação

Foto: Anffa Sindical

Na última semana a Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA-GO) recebeu representantes da Caribbean Agriculture Health and Food Safety Agency do Mercado Comum e Comunidade do Caribe  (Caricom) para a realização de uma auditoria de avaliação de risco com o objetivo de viabilizar a exportação de proteína animal países da referida comunidade.

A missão contou com nove representantes da Comunidade Caricom, três para cada área específica, (bovinos, suínos e aves). No roteiro de auditoria foram visitadas fazendas e unidades do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de cada área nos estados de Goiás e Santa Catarina, além do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiás (LFDA-GO).

Na reunião de abertura da missão, estiveram presentes o secretário de Defesa Agropecuário, Carlos Goulart, os diretores do Departamento de Saúde Animal (DSA), Marcelo Motta, e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Juliana Satie; além de coordenadores-gerais, chefes de divisão e auditores do DIPOA, DSA e do Departamento de Serviços Técnicos (DTEC).

Durante as visitas, representantes das áreas citadas exibiram a estrutura do sistema de inspeção e certificação sanitária de produtos de origem animal, da vigilância de doenças animais e da rede nacional de laboratórios agropecuários, momento no qual foi dada ênfase às áreas de diagnóstico animal, microbiologia de alimentos, resíduos e contaminantes em alimentos, assim como o setor de recepção de amostras. Por fim, os Auditores Agropecuários presentes ainda sanaram questionamentos dos auditores caribenhos.

“A missão foi um sucesso!” comemorou a Affa e chefe do LFDA-GO, Roseli Fenelle. “As autoridades sanitárias da Caricom elogiaram o controle e a estrutura laboratorial visitada, assim como o Serviço de Inspeção Federal e o controle sanitário aplicado às cadeias de bovinocultura, suinocultura e avicultura brasileiras. Não foram registrados apontamentos ou não conformidades por parte da equipe auditora”, finalizou.

Após a visita, os auditores da Caricom apresentarão um um relatório à equipe avaliadora que decidirá sobre a autorização de importação de carnes brasileiras.