Setor de indústrias e de despachantes aduaneiros de São Paulo se reúnem com Anffa Sindical para abordar reestruturação

Encontro apontou o déficit de Auditores Fiscais Federais Agropecuários no estado e a precarização do trabalho que a carreira enfrenta

Foto: Anffa Sindical

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, reuniu-se nesta quinta-feira (10/05) com o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Rafael Cervone. A reunião aconteceu na sede do CIESP, na Avenida Paulista.

Também estiveram presentes à reunião, o secretário-geral da Delegacia Sindical de São Paulo (DS/SP Anffa Sindical), André Marcondes, o secretário de administração da Delegacia Sindical de São Paulo (DS/SP Anffa Sindical), Gilberto do Val, a chefe do Setor de Vigilância Agropecuária Internacional do Arco Sudeste do MAPA, Rita de Cassia Lourenço, o superintendente de Agricultura e Pecuária de São Paulo, Guilherme Campos, o presidente do SINDASP, Elson Isayama, o diretor de Comércio Exterior do CIESP-Campinas, Anselmo Riso, o diretor-executivo do CIESP-Campinas, José Henrique Corrêa e a diretora de comércio exterior do CIESP-Jundiaí, Cileide David e os representantes da ANTEFFA, Virgínia Germani e Jackson Lenny Castro.

A pauta da reunião foi o déficit de Auditores Fiscais Federais Agropecuários no estado e a precarização do trabalho que a carreira enfrenta.

Durante o encontro, o presidente do ANFFA, Janus Pablo, apresentou o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ilustra a relevância da carreira para a economia nacional. O presidente do ANFFA apresentou também as atribuições da categoria e demonstrou a defasagem do quadro funcional.

Além disso, detalhou o andamento da reestruturação dos Auditores Agropecuários, abordando as Mesas de Negociações que ocorrem no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Solicitamos o apoio das entidades para que possamos realizar agenda com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin”, disse Janus Pablo. “Explicamos que o encerramento da Mesa de Negociação com o Governo Federal levaria a uma intensificação da mobilização da categoria, que impactaria o setor agropecuário”, afirmou.

As entidades presentes à reunião manifestaram preocupação com o cenário. Segundo o presidente do ANFFA “a reunião foi muito proveitosa e os interlocutores afirmaram que desenvolverão esforços para promover uma articulação política”.