Senador convoca ministros de estado para prestarem informações sobre a Operação Reestruturação

Foto: Freepik

Nesta segunda-feira (11/03), o Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), convocou os Ministros de Estado, Carlos Baqueta Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Fernando Haddad, da Fazenda, para que compareçam à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, a fim de prestarem informações sobre a Operação Reestruturação que envolve a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários e dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária.

Segundo o documento enviado, as convocações são uma oportunidade para discutir e elaborar estratégias integradas que abordam, tanto as causas imediatas, quanto as subjacentes da valorização das carreiras. “É essencial que essa discussão inclua planos para o aprimoramento tecnológico dos processos de fiscalização, a revisão de políticas de gestão de recursos humanos para resolver a escassez de auditores (agropecuários) e estratégias para mitigar o impacto sobre os produtores rurais, exportadores e outros agentes da cadeia logística”, esclarece o documento.

Para a diretora de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Consuelo Garrastazu Côrtes, a ação é importante para a reestruturação da carreira. “A convocação dos ministros para a Comissão demonstra a importância do setor para o Brasil. Além disso, traduz a preocupação dos nossos parlamentares com o número insuficiente de Auditores Agropecuários na defesa agropecuária e a necessidade urgente de valorização da carreira”, afirma.

Apesar da importância de suas funções, os Auditores Agropecuários enfrentam desafios significativos, como remunerações insuficientes e condições de trabalho desgastantes, levando a uma redução no quadro de funcionários, comparado a outras áreas federais. Atualmente, o Brasil conta com apenas 2,3 mil Auditores Agropecuários e um percentual significativo próximo da aposentadoria, exacerbando a escassez de pessoal.