Concurso de remoção deve acontecer em fevereiro, diz Mapa

Concurso de remoção deve acontecer em fevereiro, diz Mapa
Foto de Lara Jameson httpswww.pexels.compt-brfotobrasil-bandeira-faixa-sinalizar-8828319

Em reunião com a subsecretária de gestão de pessoas, Sara Martins, ocorrida na última quarta-feira (20), o Anffa Sindical discutiu os critérios para a realização do concurso público para Auditores Fiscais Federais Agropecuários, bem como as diretrizes para o concurso de remoção.

De acordo com a subsecretária, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem trabalhado na definição dos critérios a serem observados para publicação do respectivo edital. “Apesar disso, tem-se a necessidade de que o concurso de remoção aconteça em data próxima ao concurso de ingresso para integrantes da carreira, em razão das mudanças no quadro de pessoal”, pontuou o presidente do Sindicato, Janus Pablo.

Assim, diante da perspectiva de que o concurso regular aconteça em fevereiro de 2024, a Secretaria de Gestão de Pessoas divulgou que pretende abrir as inscrições para remoções no mesmo mês.

A fim de contribuir para a celeridade do certame, o Anffa Sindical atualizou recentemente um estudo, elaborado em 2020 por um grupo de trabalho instituído no âmbito do Conselho de Delegados Sindicais, e que foi compartilhado com a SGP.

No documento, foi considerada uma métrica por pontuação, baseada na lotação atual do candidato e no tempo de exercício naquela localidade. Além disso, também está previsto o acúmulo de pontos quando houver exercício anterior em diferentes localidades.

Segundo o diretor de política profisisonal do Sindicato, Welciton Alves, foram observados indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal para a definição das pontuações relativas às localidades. “Tudo isso para que possamos garantir ao servidor a possibilidade de remoção de uma lotação de difícil provimento por meio de um regramento claro, sem a necessidade de recorrer a alternativas externas ao serviço público, como o tradicional apadrinhamento político, ou mesmo a medidas extremas como a exoneração”, finalizou.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573