Anffa Sindical realiza reunião com Ministro do MAPA

Objetivo foi reforçar que a abertura de concurso público e reestruturação da carreira seja pautada na transição, além de debater sobre os acontecimentos de agressões à affas na fronteira com o Paraguai.

Foto: MAPA

Nesta quarta-feira (16/11), o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em reunião com o Ministro de Estado, Marcos Montes Cordeiro, e com o secretário-executivo, Márcio Eli Almeida, para tratar das agressões à auditores fiscais federais agropecuários (affas) em Foz do Iguaçu, abertura de concurso público e reestruturação da carreira.

De acordo com o presidente do Anffa Sindical, affas que atuam do lado da fronteira paraguaia, estão sofrendo agressões durante o trabalho. Para isso, foi solicitado que as certificações ocorressem do lado brasileiro da fronteira, assim como ocorria durante a pandemia de COVID-19. O Sindicato irá encaminhar, nesta quinta-feira (17), um ofício para oficializar o pedido.

Durante a reunião também foi debatido a abertura de concurso público e reestruturação da carreira, pautas que serão reforçadas por meio de ofícios no Ministério da Economia, para que ocorram ainda este ano. Entretanto, o ministro explicou que é importante debater com a equipe de transição do novo governo, devido ao empoderamento da equipe em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023. “Neste momento, quem tem força é o Congresso Nacional, por isso estivemos lá diversas vezes realizando audiências e fazendo a gestão para que nossas emendas sejam aprovadas”, disse Janus Pablo.

Por fim, Janus Pablo agradeceu ao ministro por estar sempre disposto a se reunir em audiências para tratar de assuntos da carreira e dar encaminhamento a importantes pautas.