Direx recebe presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

Apesar de sentir o desafio, o presidente da Frente disse que a união de todas as associações e entidades foi essencial para o êxito até agora.

 

O deputado federal Professor Israel (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, esteve na tarde desta quinta-feira (9/12), na sede do Anffa Sindical para agradecer pelo apoio que a categoria deu aos deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público ao colaborar com a produção de documentos importantes que embasaram o trabalho junto ao Congresso Nacional. “Vocês fizeram com que tivéssemos credibilidade para convencer os colegas, até mesmo de partidos que estavam inicialmente com uma visão deturpada do serviço público, sobre a importância dos servidores e da categoria”, disse. 

Segundo o parlamentar, graças aos Affas também foi possível seguir com a estratégia contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) que, por enquanto, tem sido vitoriosa. “Depois da experiência com a Reforma Previdenciária, que foi bem difícil, percebemos que precisávamos usar estratégias menos ideológicas e mais pragmáticas. A primeira delas foi atrasar o envio da PEC, que deveria ter sido feito em 2019. Nós fizemos isso aceitando dialogar com o Ministério da Economia e modificar aquele texto que eles queriam enviar”, lembrou.

O deputado recordou que a tramitação rápida da matéria tinha tudo para acontecer por conta do compromisso do presidente da Câmara Arthur Lira, se nada tivesse sido feito.

“Com a nossa estratégia de atraso, decidimos transformar duas audiências públicas em 40. Essas audiências foram essenciais para mostrar que a propaganda do ministro Paulo Guedes não correspondia ao texto que ele tinha apresentado. Ele dizia que a reforma era para acabar com o privilégio, mas o texto não tratava disso. Ele dizia que a reforma era para melhorar o serviço público, mas o texto também não dizia isso. Naquele momento, das 40 audiências, cada uma com três representantes nossos, conseguimos trazer muitos representantes para o centro que estão agora dando apoio”, ressaltou. 

Apesar de sentir o desafio, o presidente da Frente disse que a união de todas as associações e entidades foi essencial para o êxito até agora. “Ouvi muito que não adiantava disputar parlamentares e opinião pública porque o governo já tinha vencido com a narrativa de que o servidor era um vilão, responsável pelas mazelas do país. Mas não desistimos. Fizemos um trabalho muito correto, com apoio de vocês”, agradeceu novamente.

Para 2022, o deputado disse que manterá a luta pelo fortalecimento do serviço público na tentativa de evitar a aprovação da PEC 32. “Tememos que ficar alertas no período pós-eleitoral e nas negociações das famosas emendas para 2023”, explicou o deputado federal Professor Israel.

O vice-presidente do Sindicato, Ricardo Nascimento, reiterou as palavras do parlamentar. “Esse trabalho continua como um dos pilares que temos aqui no sindicato, que é o fortalecimento da nossa carreira, da nossa ação de Estado. Aliás, esse é um dos grandes embates também na Reforma Administrativa, quando trata da questão das carreiras típicas de Estado”, disse.

O ex-presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto lembrou que, no início da criação da Frente, a discussão em torno do fortalecimento da categoria não teria nenhum respaldo se não tivesse um parlamentar que assumisse esse protagonismo. “E ele assumiu praticamente sozinho essa responsabilidade. Depois chegou um momento que outros se sensibilizaram e entraram nessa missão, mas o compromisso de vossa excelência foi muito importante”, disse. 

O presidente Janus Pablo endossou o apoio da carreira ao parlamentar. “Fique certo de o que o senhor precisar pode contar conosco.     Pelo o que o senhor representa e pelo o que o senhor vem executando em prol do serviço público brasileiro”.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573