Relatório DCom: mobilização da carreira repercute em setembro

Embora a orientação estratégica do Sindicato fosse evitar manifestação sobre esse assunto, a entidade ainda prestou informações, por meio da assessoria, aos veículos de comunicação negando qualquer hipótese de paralisação e mobilização nesse sentido.

O mês de setembro começou movimentando a imprensa por conta da mobilização da carreira, que desencadeou na lentidão nas emissões de certificados e de outros documentos para liberação de mercadorias e produtos. Segundo relatório da FSB Comunicação (veja aqui), reportagens do Valor Econômico, Globo Rural, Bloomberg e Canal Rural retrataram o impacto da ação dos Affas no mercado de exportação e importação de carnes, principalmente.

Outro destaque, que foi a confirmação de dois casos da doença da Vaca Louca, repercutiu bastante na imprensa e mereceu atenção do Anffa Sindical. Embora a opção fosse deixar somente o Mapa se manifestar sobre o assunto, o portal Poder 360 divulgou artigo assinado por porta-voz do Sindicato com foco na doença e a relação com a falta de Affas. Em setembro, a entidade também marcou presença em rede privada, no Canal Restaurante, falando para esse público sobre os cuidados e procedimentos que garantem o abate seguro da carne animal, em função do trabalho realizado pela categoria.

Durante todo o mês, foram divulgadas sete publicações geradas a partir de divulgação feita pela assessoria, com base em releases sugeridos à imprensa e três entrevistas com porta-vozes do Anffa e fontes indicadas pelo Sindicato.

Outra fonte de informação, o site do Sindicato (veja aqui), também obteve bons resultados em setembro. Neste período, a página teve 28.445 acessos, sendo que 5.120 foram de novos usuários. O que mostra que a categoria vem se tornando cada vez mais referência. A maioria, 57,61%, acessa o conteúdo pelo celular, enquanto que a navegabilidade via computador ficou com 41,91% do total. Apenas 0,47% usam o site por meio de tablet. Os assuntos que mais chamaram atenção foram sobre o SIF (veja aqui), o artigo sobre a ministra da Agricultura (veja aqui), o substitutivo da PEC 32 (veja aqui), a reestruturação da carreira (veja aqui) e o pedido de novo concurso (veja aqui).

Na área de marketing e propaganda, o mês de setembro também foi de muitas produções (veja aqui). A empresa Livre Iniciativa trabalhou com republicação de vídeo institucional sobre estudo da FGV, cards, nas redes sociais, sobre o Dia da Independência (07/09) e o Dia do Médico Veterinário (08/09), além da publicação de vídeos e cards do Fonacate contra a PEC 32, com inserção de assinatura do Anffa Sindical. Também foram elaboradas campanhas de alerta contra Peste Suína Africana, com postagens de vídeos produzidos por ABPA, OIE e pelo MAPA, entre outros.

O Facebook do Sindicato recebeu neste período 5.797 curtidas, com alcance de leitura de 9.213 pessoas. Ao todo, foram oito postagens e 67 compartilhamentos. No Instagram, os números também foram satisfatórios. A conta do Sindicato ganhou 43 novos seguidores, chegando a 2.753 pessoas. O alcance das informações chegou a 7.711 pessoas e o número de visualizações do perfil alcançou outros 565 internautas. Os vídeos institucionais, publicados no Youtube, foram visualizados por 41 novos inscritos no mês de setembro. O canal possui 11.600 inscrições, 194 vídeos e quase 1,8 milhão de visualizações. Os mais assistidos neste período foram o da reunião do CNM, da AGNO e o da Reforma Administrativa. (veja aqui).