CDS encerra encontro com sentimento de dever cumprido

O último dia da semana de encontro do Conselho de Delegados Sindicais foi marcado pelo sentimento de fortalecimento da carreira. Após uma semana intensa de diálogos e estabelecimento de diretrizes, a expectativa é a de muito trabalho por vir.

No início da tarde os delegados assistiram a uma palestra do AFFA Marcos de Sá, Chefe da Divisão de Preparo e Resposta do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais – Vigifronteira. 

Durante a apresentação, Marcos deu detalhes sobre as últimas operações ocorridas no Acre e Rondônia, bem como os resultados obtidos pelo programa. “O Vigifronteira é um projeto estratégico do MAPA, que se iniciou em 2015 e foi reformulado em 2019 voltado para a parte operacional. O foco principal são as operações de fiscalização de trânsito irregular de animais, produtos e subprodutos vegetais, insumos agrícolas e pecuários com enfoque para a parte de contrabando e descaminho e importações irregulares. Tudo acontece de modo alinhado com o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras – PPIF do Governo Federal. Por isso, a maioria das operações realizadas são integradas com outros órgãos como a Marinha, PRF, IBAMA, entre outros.”

Nesse sentido, o AFFA avalia que a entrada do MAPA no PPIF foi importante pois deu um novo ânimo ao programa. “Já entramos realizando operações, estabelecendo articulação com autoridades de outros países e tendo bons resultados. Além disso, o respeito que os outros órgãos têm por nós é muito grande. Temos voz ativa, e em todas as operações que solicitamos pessoal da PRF ou Exército, por exemplo, nunca houve problema de falta de apoio.” 

Para Hélio Vilela, Coordenador do Vigifronteira, a Fiscalização Integrada é um dos pontos mais relevantes do programa, pois “dentre as prerrogativas do AFFA está a possibilidade de entrar no estabelecimento produtivo sem a necessidade de mandado judicial, ferramenta essa que nem as forças de segurança pública têm. Desse modo, a integração das agências para o combate aos ilícitos transfronteiriços aliada à presença do Auditor Fiscal Federal Agropecuário tem uma importância crucial para todas as operações”, avalia.

Por fim, Marcos pondera que os próximos passos do programa são seguir dentro do escopo do PPIF sempre referenciando as ações da defesa agropecuária também como atividades típicas de estado. 

I Encontro presencial do ano 

“Estávamos ansiosos esperando essa oportunidade de reunião, que foi muito adiada em função da pandemia”, disse a delegada do RS, Soraya Marredo. De acordo com ela era necessário alinhar o trabalho das delegacias, e o encontro presencial propicia isso com mais eficácia. “Aqui nós pudemos identificar as dificuldades e semelhanças, estabelecer ações que podemos tratar juntos, além de conhecer os representantes novos da Direx que ainda não conhecíamos”, destacou.
Soraya enfatiza a importância do evento ao dizer que “os filiados merecem que a gente se dedique para realizar um evento desse, temos que valorizar a nossa vinda pois há uma expectativa de trabalho, de resultados, e nós estamos aqui para alinhar tudo isso.”

Do Acre, a delegada Rejane Santos ressaltou a explanação do Vigifronteira, especialmente por sua visão como delegada de estado que possui fronteira com dois países – Bolívia e Peru. “Os colegas fizeram um trabalho excelente! É de suma importância exaltar o valor do trabalho que fazemos e estou muito contente com todo o trabalho que realizamos essa semana. Estamos levando coisas boas para nossos estados e sabendo que nosso dever está sendo cumprido”, disse.

A delegada do Paraná, Marcia Nonnemacher, destacou a oportunidade como uma forma de integração valiosa, além das tomadas de decisão que ocorreram. “Tomei posse em maio, então o encontro foi importante para conhecer os colegas, trocar experiências, compartilhar dificuldades e pensar em soluções. Tivemos pontos importantes levantados durante a semana, aspectos deliberativos, planejamento de ações futuras, e creio que fizemos um bom trabalho.”

O Coordenador do CDS, Simplício Alves de Lima, finalizou ao dizer que “estatutariamente estão previstas três reuniões do CDS ao ano. Em virtude da pandemia, nos reunimos muitas vezes de forma online, contudo, pretendíamos fazer ao menos uma reunião presencial esse ano. Avalio o evento como sendo extremamente positivo, pois foi uma forma de nos conhecermos, assim como reconhecer o potencial que cada um tem. Esperamos que, com o avanço da vacinação, nós possamos realizar mais um encontro presencial ainda em 2021.”


CEM

O  ex-coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Serguei Brenner, falou sobre a eleição do novo Comando Estadual de Mobilização: “Este novo grupo vai começar seus trabalhos num momento muito importante para nós, em que estamos negociando a reestruturação remuneratória da carreira, o PL do Autocontrole, assim como a  PEC 32 que está nos seus momentos finais e decisivos. Assim, existe a possibilidade grande de termos de fazer movimentos de paralisação, dia sem sistema ou até mesmo uma greve nesta luta pelos interesses da carreira e pelos valores que defendemos”, disse. 

Por fim, o Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo, convocou os delegados dizendo: “Vocês podem contar com toda a energia que temos nesse propósito da reestruturação remuneratória de nossa carreira. Temos vários fatores que nos levam a uma perspectiva muito positiva, então se focarmos nisso, e dedicarmos por meio das ações propostas, acreditamos em resultados muito positivos para todos nós.”

Clique abaixo e confira a galeria de fotos

01

01

Auditório Torreão Braz
02

02

Participantes presentes via Zoom
03

03

Delegadas receberam flores do Coordenador do CDS, Simplício Lima
04

04

Serguei Brenner apresenta ações do Plano de Enfrentamento à PEC 32
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
+55 (61)3224-0364  / +55 (61) 3246-1599
+55 (61) 3968-6573 / + 55 (61) 99202-4764 
+ 55 (61) 99226-6626  / + 55 (61)99932-0149