Direx cumpre com excelência a meta de promover auxílio psicofisiológico aos Affas

Iniciada em meados de abril, o Anffa Sindical promoveu, por quatro meses, uma série de palestras voltadas à saúde e bem-estar do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa), para auxiliar em uma melhor qualidade de vida, por conta do surgimento da pandemia da Covid-19, em parceria com a empresa Evolue.

Este trabalho foi uma das diretrizes do V Conaffa,  e antecipado pelo Comitê de Crise. Nesse período, Affas, parceiros como Unafa e colaboradores do Sindicato tiveram acesso a um rico material, com temas diversificados em Saúde Mental, Ocupacional e Qualidade de Vida.

Durante esse período, os participantes receberam experiências de profissionais como Amanda Santos, Giselle Quintão, Carlos Quintão e Sabino Dourado Jr, e compartilharam as suas, pelos debates on-line, de assuntos como relacionamento interpessoal, práticas de higiene mental, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), importância do sono, exercícios físicos e alimentação, adequação da postura, ginástica laboral.

“Esperamos que a próxima gestão dê continuidade a esse tipo de ferramenta, pois ficou muito clara a importância dessas informações da forma como foi colocada, durante essas 40 palestras”, colocou o secretário de administração, Luiz Gonzaga.

Todas as palestras ficarão disponíveis no canal da Evolue, no youtube, pelo período de um ano. (Acesse aqui)

• AFFAs

Antonio Berlarmino Jr. (DS-MS) – “Entre os temas, destaco duas áreas que achei mais importante, a prevenção ao novo coronavírus e saúde mental, por conta do novo momento em que estamos passando. Tentei acompanhar ao máximo, foi uma boa iniciativa do Anffa Sindical, no sentido de dar esse apoio aos Affas”.

Rogéria Oliveira Conceição (Affa) - Quando o projeto foi apresentado no V Conaffa, eu manifestei voto contrário, por achar que ultrapassava funções do nosso Sindicato. Entretanto, foi aprovado e eu comecei a participar. Para minha surpresa, o trabalho foi muito interessante por tratar diversos temas, desde orientações financeiras a nutrição. Gostei especialmente das palestras de cunho emocional, pois sempre desperta uma nova visão para nossos projetos”!

Márcia Vila – “As palestras apresentadas focalizaram no indivíduo, no profissional Affa, valorizando o bem-estar individual e coletivo no seu contexto mais amplo. Gostei muito de ter participado”.

• Profissionais Evolue

Amanda Santos – “O projeto foi transformador, pessoal, específico e abrangente. A saúde é inerente, deve ser discutida e veiculada. Em cada palestra, era possível perceber a mudança de visão dos trabalhadores do Anffa Sindical. Acredito que a educação é capaz de romper as barreiras que nos desgastam, e nos tornar aptos a vivenciar uma vida mais saudável diariamente. A mudança é primariamente interna, rompendo tabus que nos inviabilizam a procurar assistência de saúde e em promover a veiculação de saúde como essencial para uma vida com bem-estar físico, psíquico e social.  Esse segmento, atuante na linha de frente, merece reconhecimento de seu papel e dedicação às suas demandas. Me sinto honrada como futura médica em ter feito parte dessa revolução no conceito saúde do trabalhador. Sem dúvidas os resultados desse trabalho seguirão imergindo diariamente”.

Carlos Quintão – “Através da iniciativa do Anffa Sindical, em parceria com a Evolue, pudemos viver quatro meses de parceria e interação em meio a toda essa crise que o mundo enfrenta. Compartilhamos conhecimento mútuo, e eu saio desse projeto um ser humano melhor. Tenho convicção que cada Affa do Brasil também! Nas minhas quatro palestras, tentei levar produtividade, motivação e relacionamento interpessoal de maneira eficaz. Conhecimento, unidade e fortalecimento, são as palavras chaves deste projeto. Obrigado”!

Giselle Quintão – “Eu achei fantástico o projeto e todos os temas abordados. No que diz respeito às minhas palestras, que foram sobre qualidade de vida, mental, saúde para corpo e mente, foi excelente. Acredito que foram assuntos que fizeram a diferença para eles, principalmente pelo trabalho sob pressão e tão desgastante”.

Sabino Dourado Jr. - "Vivemos em um momento muito singular na história da humanidade. E mais do que nunca, precisamos nos atualizar sobre as demandas emocionais que nos cercam nesse tempo corrido, ansioso e conflitante. Dito isso, me senti desafiado quando convidado para palestrar para o pessoal do Anffa Sindical. Confesso que me surpreendi com a aceitação dos Affas, que me acolheram e me aceitaram de forma incrível, o que me fez ter facilidade em entregar um conteúdo rico e dinâmico. Tenho absoluta certeza que falar sobre saúde mental foi de extrema necessidade e proveitoso para eles. Foi gerada muita reflexão valiosa e disseram ter muitos insigths preciosos. Se a meta era acrescentar na vida deles, dobramos a meta".