Há 12 anos nascia o Anffa Sindical

A idealização da estruturação e valorização de uma carreira ainda nova, mas que já vinha sendo fruto de trabalho árduo há pelo menos duas décadas, foi o que motivou a todos no sonho de também construir um legado através de uma entidade que representasse os então Fiscais Federais Agropecuários. O sonho teve como base a Anffa Sindical, associação que acompanhou os primeiros passos da carreira e muito contribuiu para dar a solidificação necessária para o que hoje conhecemos como o resultado de muita luta e esforço em prol do reconhecimento da carreira: o Anffa Sindical.

* por Maurício Porto

*por Maurício Porto

Pautado pela defesa dos direitos individuais e coletivos dos filiados, seja em qualquer nível ou instância, assim como a coordenação e a representação de seus interesses, o Sindicato comemora, nesta terça-feira (5/6), 12 anos de existência. Ao longo desse período, muitos foram os percalços, mas também as conquistas; não apenas no que diz respeito à trajetória remuneratória, mas também a demandas relativas à pauta administrativa.

Hoje, Auditores Fiscais Federais Agropecuários, os filiados vivenciaram ao longo desses 12 anos, além da nomenclatura, avanços significantes como a criação da Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária), a exclusividade do cargo para atuação como adido agrícola, o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), entre outros.

Como não lembrar também do reconhecimento da importância que as atividades decorrentes do cargo trazem para a economia e, consequentemente, para o desenvolvimento do país por meio dos dados obtidos com o estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que ressaltaram o impacto que essa carreira traz para a produção e exportação agropecuária no Brasil. (veja mais aqui).

Mais recentemente, a carreira colheu os bons resultados do trabalho com a titularidade do Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação. Resultados esses que confirmam, assim, que os AFFAs estão no protagonismo dos temas que elevam o país a um dos patamares de liderança no agrobusiness. E, claro, todos esses frutos estão entrelaçados com a história do Sindicato.

Mas, apesar de alguns avanços, muitos outros pleitos seguem em curso, como a questão da meritocracia, do porte de armas, da ampliação dos municípios contemplados com a indenização de fronteiras, da edição de mais concursos públicos, entre outros, em que o Anffa Sindical sempre esteve e continuará combativo, junto a seus filiados, no sentido de valorizar cada vez mais a nossa categoria.

Por isso, colega Auditor (a) Fiscal Federal Agropecuário, nesta data comemorativa tão especial, gostaria de agradecer não apenas pela confiança depositada ao longo de nossa trajetória, mas também pelo compromisso nas ações conjuntas nas bases, que só têm êxito com a coesão necessária. Afinal, o Sindicato só tem sentido com a participação de todos.

Neste sentido, parabéns ao Anffa Sindical! Parabéns para todos nós!

* presidente do Anffa Sindical