Aroeiras de Mato Grosso do Sul são exemplo de engajamento na mobilização da carreira

O uso da camiseta preta, estampada com o logo do Sindicato e com o nome da carreira, provoca no colega aposentado, o sentimento de fazer parte desse time do Anffa Sindical, participando e torcendo pela vitória do seu time.

Em Mato Grosso do Sul, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários Aposentados são denominados Aroeiras, em referência à correspondente madeira que é forte, longeva e bastante nobre, resistindo às intempéries e à ação do tempo. Tais qualidades aliadas ao movimento pela reestruturação da carreira mostram que não apenas os AFFAs ativos lutam por melhorias para a carreira, os aroeiras da DS-MS também estão engajados.

Por ocasião do movimento "Reestrutura Já", o Comando Nacional de Mobilização (CNM) adotou como estratégia, o uso da camiseta preta pelos colegas da ativa, objetivando visibilidade e divulgação da carreira na imprensa. Entretanto, a Diretoria de Aposentados e Pensionistas da Delegacia Sindical/MS enxergou a oportunidade de motivar os Aroeiras a também usarem essa camiseta como forma de adesão ao movimento.

Devido a esse interesse, o Delegado Sindical do estado, Marcelo Mélvio Vendruscolo consultou o CNM que permitiu aos aposentados também encomendarem sua camiseta. Satisfeito, Mélvio conta que a integração dos Aroeiras e Pensionistas é uma das preocupações dessa gestão. “A Diretoria de Aposentados do MS está fazendo um trabalho intenso para resgatar o sentimento de pertencimento junto aos Aroeiras, isso por meio de um grande trabalho de estímulo à participação ao nosso movimento de reestruturação e eventos dos AFFAs. O grupo de WhatsApp dos Aroeiras tem uma participação ativa de todos, em um clima leve, de muitas brincadeiras e postagens de fotos atuais e antigas.” Acreditamos que é fundamental incentivar a participação ativa no Sindicato desse grupo de colegas AFFAs que naturalmente estariam acomodados deixando a carreira seguir seu rumo, disse o delegado.

Diante desse cenário, Fugita conta orgulhoso que, dos 38 AFFAs aposentados da DS-MS, 27 encomendaram a camiseta do movimento, ou seja, 71 % dos Aroeiras.

“Muitos colegas, hoje aposentados, foram chefes, gestores, superintendentes federais de agricultura, diretores do Dipoa, dentre outros cargos de direção. Assim, em função dessa experiência adquirida, estão atuando como interlocutores junto a parlamentares, instituições representativas do agronegócio e junto a pessoas que têm o poder de fazer nossa pauta se concretizar”, disse o diretor de aposentados da DS, Yoshio Fugita.

A delegacia sindical que possui mais de uma geração de AFFAs é uma das mais envolvidas com o movimento pela reestruturação da carreira, conforme relata o diretor Fugita. “Com a criação do novo Estado de Mato Grosso do Sul foi necessário constituir a Delegacia Federal de Agricultura/MS ( DFA/MS) e, em dezembro de 1982 foi realizado o concurso público correspondente. Em janeiro de 1983 os aprovados assinaram a posse e o AFFA Oscar Pedro Rabelo foi nomeado o Diretor Técnico dessa geração de servidores. Nas festas de confraternização, o Rabelo trazia seus filhos no colo ou no carrinho de bebê e quis o destino que um de seus filhos, Mário Márcio Rabelo, viesse a se tornar AFFA, seguindo a carreira do Pai. Duas gerações e, quem sabe, a netinha (foto), possa vir a se tornar a terceira geração de AFFA.”

Após a chegada das camisetas da mobilização, a diretoria da DS-MS organizou uma uma reunião na SFA, onde foram apresentadas informações atualizadas do movimento e servido um coffee break. Fugita conta que nessa ocasião, os Aroeiras literalmente vestiram a camisa, tiraram fotos e compartilharam as imagens nos grupos de WhatsApp da carreira. “Os AFFAs aposentados, Oscar Pedro Rabelo (71), Álvaro Pereira (74) e Yasuhiro Naka (93), são exemplos dos aroeiras que vestem a camisa do movimento”, orgulha-se o diretor de aposentados.

Fugita finaliza compartilhando a imagem do “time” da DS-MS assim como seu desejo de que outras Unidades da Federação, se envolvam nas atividades sindicais. “Numa alusão ao futebol, só veste a camisa do seu time, quem torce para esse time e se sente parte dele. Então, de forma análoga, o uso dessa camiseta, estampada com o logo do sindicato e com o nome da carreira, provoca no colega aposentado, o sentimento de fazer parte desse time do Anffa Sindical, participando e torcendo pela vitória do seu time.”