DSA/SDA realiza reunião técnica de encerramento do ano de 2018

A convite do Departamento de Saúde Animal, o diretor de Política Profissional, Antônio Andrade Júnior, representa o Anffa Sindical no evento realizado na sede do IICA, em Brasília

O diretor de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Antônio Andrade Júnior, participa, desde o início da manhã desta quinta-feira (06/12), da Reunião Técnica de Enceramento do Ano de 2018, promovida pelo Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA) do MAPA, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília.

De acordo com Antônio Andrade, pela manhã, os participantes assistiram à apresentação de Martín Minassian, representante da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sobre as ações realizadas pela OIE nas Américas, em especial, aquelas voltadas para prevenção de resistência aos antimicrobianos.

Já a representante do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), Gabriela Campón, falou sobre a atuação do CVP para garantir uma sanidade animal regional de excelência.

“A América Latina é uma das principais produtoras de proteína. Das restrições de comércio internacional de alimentos, 80% estão relacionadas ao tema sanitário”, conta o diretor Antônio, com base na apresentação de Gabriela.

Ainda segundo Andrade, Luís Barcos, do IICA, detalhou os projetos de parceria entre o Instituto e o MAPA, na área de defesa animal.

“Além disso, ouvimos o diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Otorino Cosivo, explicar sobre a evolução do centro que, hoje, além do controle da aftosa, desenvolve ações relacionadas a enfermidades zoonóticas, inocuidade de alimentos e resistência a antimicrobianos”, afirma o diretor.

Finalizando as apresentações programadas para o período da manhã, Guilherme Marques, diretor da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), ressaltou a relevância do Brasil frente aos organismos internacionais e a importância de reforçar as posições do país nesses organismos.

A reunião se estende durante toda a tarde com mais apresentações e com a mesa redonda “Defesa Sanitária Animal em Debate”, e nesta sexta-feira (07/12), pela manhã.