DS/MA produz informativo mensal para os filiados

Para baratear os custos, a produção de parte do conteúdo fica por conta da diretoria e de filiados e a diagramação sob responsabilidade de um funcionário, que envia ainda os exemplares por e-mail e pelo grupo de whatsapp criado entre os AFFAs da região.

“Uma de nossas missões é buscar nos informar para informar bem o filiado”. Foi pensando nesta máxima que o delegado sindical do Maranhão, Genilson Ferreira Santana, lançou, logo após tomar posse, em outubro de 2017, o Boletim Informativo da DS da região. (veja aqui)

A iniciativa, segundo ele, conta com a participação não apenas da diretoria, mas dos filiados, que têm a liberdade de contribuir com informações para a categoria. “Abrimos esse espaço para que os colegas contem o dia-a-dia de suas atividades, como forma de compartilhar com os demais os assuntos de relevância”, explica.

Além de aproximar ainda mais os AFFA (Auditores Fiscais Federais Agropecuários), o informativo, conforme explica Santana, é uma maneira de documentar as ações da diretoria e do Sindicato como um todo.

“Para os colegas que pensam e produzir algo semelhante na sua região, vá em frente porque vale a pena! Afinal, precisamos fortalecer nossa ligação com a base que é quem mantém o Sindicato”, define o delegado sindical.

A Direx parabeniza a diretoria da DS/MA pela iniciativa e apoia qualquer exemplo semelhante que vá ao encontro da premissa pregada pelo Sindicato, que é a da transparência e da participação efetiva de todos nas ações sindicais.

Estruturação - Pensando nesta missão, a Dcom (Diretoria de Comunicação e Relações Públicas) do Anffa Sindical realizou, em 2015 e 2016, debates e troca de informações com representantes de DS (Delegacias Sindicais) em torno do alinhamento de ideias para o planejamento das ações da pasta.

O encontro reuniu as diretorias de comunicação de DS e também dirigentes sindicais que já desenvolviam ações na área e que, portanto, já estivessem aptos a definirem estratégias de comunicação em nome de suas Delegacias, mesmo que essas ainda não possuíssem uma pasta estruturada para o segmento.

Na oportunidade, durante as duas reuniões, participaram representantes das Delegacias do Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí,Roraima, Rondônia, Sergipe,Tocantins, além da diretoria nacional.

Além de uma apresentação das atividades exercidas pela Dcom, a programação incluiu a realização de um workshop que orientou os dirigentes sobre a importância da comunicação para a entidade, a definição do posicionamento estratégico dos então Fiscais Federais Agropecuários junto à imprensa e outras dicas de atendimentos aos veículos de comunicação.

Leia mais: DCom realiza segunda edição de encontro de Comunicação com as DS