Atividades parlamentares são explicadas e debatidas durante VI Conaffa

Painel VIII ressaltou a visibilidade do Sindicato diante os três grandes poderes, incluindo o poder executivo. 

Foto: Ronaldo Almeida

O Painel VIII do VI Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa), com o tema “Atividade Parlamentar e Processo Legislativo”, foi moderado pela diretora de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Consuelo Paixão, que ressaltou a visibilidade do Sindicato frente aos três poderes.

O consultor parlamentar do Anffa Sindical, Antônio Augusto de Queiroz, falou sobre como abordar os parlamentares na defesa dos interesses da carreira. “O trabalho parlamentar é muito importante, pois ele busca, de um lado, prestar esclarecimentos, promover e defender interesses de diversas pessoas e categorias. E por outro lado, busca criar canais de capital social e credenciar pessoas e instituições como interlocutores das autoridades”, explicou.

Antônio Queiroz também afirma que numa negociação política, as pressões sociais, mobilizações e correlações de força são elementos essenciais na redução do conflito e na solução de problemas. Ademais, explicou sobre o funcionamento do parlamento, dando dicas de como obter melhor resultado em uma audiência. 

Em seguida, o assessor em orçamento público no Congresso Nacional, Romero Arruda, abordou o orçamento geral da União e sua tramitação nas casas legislativas. De acordo com o assessor, a Comissão de Agricultura do Senado aprovou, nesta manhã (27/10), os temas defesa agropecuária e reestruturação da carreira dos auditores fiscais federais agropecuários, como um primeiro passo para a tramitação do orçamento para 2023.

Por fim, o diretor da Metapolítica Consultoria, Jorge Mizael, apresentou o poder e o processo legislativo. “O processo legislativo é o conjunto de atividades e procedimentos que servirá para viabilizar as competências do poder legislativo. As suas funções típicas são legislar, fiscalizar e representar”, explicou.

Veja a íntegra do Painel VIII: Atividade Parlamentar e Processo Legislativo

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573