VI Conaffa debate bioeconomia, agricultura e sustentabilidade

Foto: Ronaldo Almeida

Em mais um dia do VI Conaffa, na manhã desta quarta-feira (26/10), foi apresentado o IV Painel do evento, com o tema: “Bioeconomia, Agricultura e Sustentabilidade”. O painel foi mediado por Oscar Rosa Filho, diretor de departamento de Política Profissional do ANFFA Sindical.

O Coordenador de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rodrigo Moreira Dantas, falou sobre as atividades desempenhadas na área de fomento. “Trabalhar com fomento não é fácil, é um desafio bem grande, é preciso ser resiliente e empreendedor, isso agrega muito à nossa carreira”, afirmou. “O produtor é o foco e a produção sustentável é a base do trabalho de fomento do Ministério da Agricultura”, finalizou.

Já o auditor fiscal federal agropecuário (affa) e coordenador de Articulação e Apoio ao Extrativismo, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do MAPA, Fabricio Santana Santos, apresentou a importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável, como o Plano de Agricultura Sustentável.

Além disso, o coordenador explicou sobre sua atuação no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e definido pela Lei 13.123/2015, que trata do acesso ao Patrimônio Genético, e da Repartição de Benefícios oriundos do referido acesso.

Por fim, o affa aposentado e presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogério Dias, falou sobre transformações do mundo moderno em relação a sustentabilidade. “É um prazer enorme estar aqui e tratar dessa pauta que é a sustentabilidade. Nós temos uma riqueza de biodiversidade, que nos proporciona um potencial enorme de bioeconomia. Hoje o Brasil é um dos países que mais usa controle biológico no mundo, é possível fazer transformações”.

O Congresso acontece até 28 de outubro e está sendo transmitido pelo canal do Youtube do Anffa Sindical.

Veja a íntegra do Painel IV - Bioeconomia, Agricultura e Sustentabilidade:

Painel IV - Bioeconomia, Agricultura e Sustentabilidade