Adail Bandeira

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, lamenta, com imenso pesar, o falecimento do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Adail Bandeira, ocorrido em 14 de julho de 2024, aos 55 anos.

Adail Santiago Bandeira graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará em 1997. Em 1998 foi contratado para trabalhar como extensionista em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), via Projeto Lumiar, no Estado de Roraima. De 2000 a 2004 também atuou na área de educação indígena.

Em 2004 trabalhou, por um curto período de tempo, no Instituto de Terras de Roraima. No mesmo ano foi chamado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para assumir o cargo de Fiscal Federal Agropecuário. Como Fiscal Federal Agropecuário iniciou sua carreira no Posto de Vigilância Agropecuária em Pacaraima-RR. Em 2007 foi removido para o Vigiagro-AM, onde atuou, principalmente, no Aeroporto Internacional de Manaus e onde, por muito tempo, ocupou o cargo de Chefe do Vigiagro no Amazonas e também chefe da UVAGRO Aeroporto.

Amigo de longa data, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Rodrigo Serpa, prestou homenagem em palavras a Adail. “Além de excelente servidor, Adail sempre foi, antes de mais nada, um excelente pai a esposo. Grande amigo de todos os servidores que compõem a Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas e Superintendência Federal de Agricultura de Roraima, além das demais instituições por onde trabalhou. Sempre com uma alegria contagiante e mentalidade agregadora, tratava todos como se fossem membros de sua família, demonstrando preocupação e oferecendo auxílio sempre que sentia que alguém estava com algum problema, apresentando sempre uma palavra amiga. Com uma sólida formação cristã, também investia seu tempo para auxiliar nas ações de sua paróquia. Sua partida precoce vai deixar uma lacuna nas vidas de todos os que o conheceram, porém, sua forma de ser ficará como um exemplo e fonte de inspiração para todos nós, em todos os momentos de nossas vidas”.

Além de Rodrigo, outros colegas como os Auditores Agropecuários, Mirne Lisboa, e Raphael Sisa, também escreveram homenagens ao colega. "Agora a saudade é imensa. Ele era excepcional, só amor e bondade”, diz a Auditora. “Adail era um rapaz que não tinha como não se apaixonar. Uma das pessoas mais bondosas que conheci na vida”, afirmou o delegado sindical do Amazonas.