Carlos Kiyoshi Shimizu

Foto: Anffa Sindical

Com imensa tristeza e pesar, a delegacia sindical do Paraná (DS-PR), e a Diretoria Executiva do Anffa Sindical comunicam o falecimento do colega Carlos Kiyoshi Shimizu ocorrido no dia de ontem (23), em Londrina- PR.

Servidor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde o ano de 2002, Carlos Shimizu estava lotado na Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (UTRA), em Londrina/PR, tendo atuado em diversas áreas de fiscalização do Mapa, como as de sementes e mudas, bebidas, organismos geneticamente modificados (OGM) fertilizantes, classificação, orgânicos, agrotóxicos, aviação agrícola, e também na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

Shimizu era um Affa dedicado e apaixonado por seu trabalho. Há um ano recebeu o Prêmio Servidor Rute Weigand, honraria que reconhece os profissionais que se destacam pela dedicação, esforço, produtividade, criatividade, qualidade, ética, relacionamento interpessoal e eficiência.

Na oportunidade, ele declarou: "Sou um servidor feliz por poder continuar trabalhando, mesmo que ultimamente na modalidade de teletrabalho por motivos de saúde. Porém, quando melhorar quero voltar às ações de fiscalizações nas empresas e propriedades, atuando sempre com ética, qualidade e respeito ao fiscalizado. Buscando, através no nosso trabalho, garantir que as empresas produzam e forneçam insumos de alta qualidade para os produtores rurais e contribuindo para que o Brasil produza alimentos seguros, saudáveis, com alto padrão de qualidade e segurança higiênico-sanitários.”

Dentre as inúmeras contribuições de Carlos Shimizu, destaca-se a colaboração no processo de revisão do Decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas; e da Portaria n° 538/2022 que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes. Shimizu também ajudou na revisão da Portaria nº 570/2022 que estabelece os padrões de classificação para o café torrado comercializado no Brasil.

A Diretoria Executiva Nacional e a Delegacia Sindical do Paraná expressam seus sentimentos à família e amigos neste momento, desejando que encontrem conforto na lembrança dos bons momentos compartilhados com Shimizu e na certeza de que seu exemplo de integridade e dedicação permanecerá vivo em nossas memórias.