Nota de pesar

A Delegacia Sindical do Anffa no Rio Grande do Sul lamenta a perda do Auditor Fiscal Federal Agropecuário Luis Carlos Schorn. Ele faleceu aos 67 anos, vítima de infarto. Em plena atividade, mesmo em tempos de pandemia, Schorn exercia com dedicação ímpar a chefia da Unidade de Vigilância Agropecuária em São Borja. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ingressou no Mapa em 1993 e atuou em Uruguaiana. Em 2003 foi transferido para Uvagro em São Borja, onde trabalhou até a última sexta-feira.

Para o auditor agropecuário Vinícius Pasquotto, o falecimento súbito de Schorn representa uma grande perda. “Ele honrou nossa carreira, barrou muitas coisas erradas na fronteira de São Borja junto aos colegas”, conta. O chefe da divisão de Defesa Agropecuária da SFA-RS, Jairo Carbonari, lembra que Schorn sempre foi um colega solícito e dedicado ao trabalho. “Grande parceiro em muitas batalhas para evitar a entrada de pragas veiculadas em produtos importados. Levaremos somente boas lembranças”.

A dedicação de Schorn ao trabalho no Mapa aparece em diversos depoimentos de colegas, ainda consternados por sua perda. “Vai fazer muita falta”, diz a superintendente da SFA-RS, Helena Pan Rugeri. Já para o Affa Ricardo Furtado, “a entrega de Schorn ao trabalho é de conhecimento de todos e um grande exemplo”.  O colega Ricardo Cimirro conta que Schorn conhecia a legislação na ponta da língua. “Sabia tratar com os colegas com cavalheirismo e tolerância”, diz. “A vida dele era o Ministério da Agricultura. Colega simples e extremamente técnico, com um coração enorme”, relembra a Affa Consuelo Paixão Côrtes.

Fonte: DS/RS