Câmara dos Deputados vai debater concurso do Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pode adiantar a publicação do edital para o novo concurso da pasta, para ofertar vagas para quatro cargos, com salários que variam entre R$ 9.127,89 e R$ 16.555,33. Inicialmente prevista para a primeira quinzena de dezembro deste ano, a publicação pode ser antecipada, tendo em vista a intenção de que os aprovados sejam nomeados até o final deste ano, provocando assim a aplicação das provas até novembro.

O assunto será uma das pautas de uma audiência pública na Câmara dos Deputados marcada para este mês com a participação de importantes entidades sindicais, como o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o Anffa Sindical, que representa os auditores fiscais federais agropecuários e atua em favor de um quantitativo justo para suprir as demandas e necessidades da carreira em todo o país.

Para o presidente do Sindicato, Janus Pablo, é vital participar deste debate para destravar pautas pertinentes à carreira, como a reestruturação, o concurso público e demais temas. “Estamos trabalhando muito para que haja regularidade dos concursos, porque é fundamental termos uma estrutura justa e digna para executarmos nossas atividades, que geram impactos significativos não apenas no agronegócio, mas em diversos setores da economia nacional”, observou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.

Sobre o Anffa

Formado por 4,3 mil filiados ativos e inativos, o sindicato representa nacionalmente os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) na defesa dos direitos individuais e coletivos. Os auditores, vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, veterinários e zootecnistas. A maioria atua em agroindústrias, campos agrícolas, fronteiras, portos, aeroportos e laboratórios.