Affa é homenageado com Título Honorífico de Cidadão Norte-rio-grandense

Foto:Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte

O Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Roberto Carlos Razera Papa, foi homenageado, nesta segunda-feira (09/10), em Sessão Solene de entrega de Título Honorífico de Cidadão Norte-rio-grandense. A homenagem foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, em Natal (RN).

Roberto Papa se formou em engenharia agronômica na Unesp. Em seguida, foi convidado para trabalhar na área de desenvolvimento tecnológico em uma empresa produtora e exportadora de melões. Logo após, foi para Roterdã, na Holanda, acompanhar a recepção e distribuição de frutas para União Europeia, representando a mesma empresa.

De volta ao Brasil, foi consultor de empresas transnacionais e multinacionais na área de qualidade, análise de perigos e pontos críticos de controle e exportação de alimentos típicos da região do Rio Grande do Norte, como castanha de caju e frutas tropicais.

Chegou ao setor público em 2006, por meio de concurso na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com sede em Natal. Na sequência, em 2007 ingressou, também por meio de concurso público, na carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), onde está até então.

Foi  chefe do Serviço de Inspeção, Fiscalização e Sanidade Vegetal, participando ativamente da abertura do mercado de frutas potiguares para importantes do continente americano, Mercosul e Ásia.

Ocupou o cargo de Superintendente na Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Norte.