Onde os AFFAs atuam estrategicamente?

Elaborar políticas e diretrizes de ações, coordenar, gerenciar equipes e executar parte dessas atividades estão entre as missões do AFFA. Esse papel estratégico lhe permite estar distribuído em diversas áreas da estrutura funcional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Como adido agrícola, compete a ele representar o Brasil nas relações comerciais com diversos países parceiros na comercialização de produtos agropecuários e, em alguns casos, nas questões ambientais.

Nos portos, aeroportos e postos de fronteira a presença do AFFA é certa. Cabe a ele fazer o controle de possíveis contaminações de animais, vegetais, suas partes e subprodutos vindos de outros países. 

Nos campos, a dedicação é voltada à prevenção, ao controle e erradicação de pragas e doenças, inspeção da produção de sementes, fiscalização de organismos geneticamente modificados, de produtos orgânicos, entre outros.

Nas empresas agropecuárias e agroindústrias são feitos registros e credenciamentos de empresas, fiscalização da qualidade dos serviços prestados e dos insumos e alimentos produzidos, pesquisa com agrotóxicos, etc. 

Na área urbana, é de responsabilidade do AFFA fazer o registro de comerciantes de produtos pecuários e vegetais, assim como fertilizantes, corretivos, sementes e mudas.

Saiba mais aqui.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573