Medidas contra a corrupção são tema de reunião do Fonacate com Onyx Lorenzoni

Anffa Sindical participou, na manhã desta quinta-feira (27/10), de discussão com o deputado federal do DEM/RS, relator do Projeto de Lei Nº 4850/2016, que estabelece medidas contra a corrupção e demais crimes contra o patrimônio público e combate o enriquecimento ilícito de agentes públicos

Representando o Anffa Sindical, o vice-presidente Marcos Lessa, o diretor de Relações Institucionais Alfredo Dantas, e o delegado sindical da Bahia Elias Elói participaram, na manhã desta quinta-feira (27/10), de reunião do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), com o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM/RS).

Onyx é relator do Projeto de Lei Nº 4850/2016, que estabelece medidas contra a corrupção e demais crimes contra o patrimônio público e combate o enriquecimento ilícito de agentes públicos.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais Alfredo Dantas, na ocasião, o Fonacate se inteirou e apresentou a sua visão a respeito do parecer do relator sobre alguns pontos do PL, como o teste de integridade à relativização da ilicitude de provas e as restrições ao instituo do habeas corpus.

O parlamentar informou que o relatório está em fase final e que os três pontos citados sofrerão mudanças em seu parecer. A aplicação do teste de integridade se dará apenas quando 100% das categorias estiverem treinadas e também não será aplicado durante período de estágio probatório. O referido teste será, inclusive, uma simulação em que uma questão ética deve ser abordada, sem o conhecimento do servidor.


Sobre a questão da prova ilícita, esta deverá ser integralmente retirada, explicou ainda o parlamentar. Em relação ao habeas corpus, ele informou que não se pode mexer em um recurso já consagrado e garantido pela Constituição Federal. Segundo Onyx Lorenzoni, é muito comum no Brasil que a culpabilidade pelos erros dos gestores seja imputada aos servidores. Ele também garantiu que o Projeto não prejudicará o funcionalismo e apenas fortalecerá o combate à corrupção no país.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573