Comandos Estaduais de Mobilização projetam novas ações para a semana

Em busca da reestruturação remuneratória da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, que está em negociação junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a categoria tem realizado ações de mobilização que demonstrem a importância da carreira e do consequente atendimento a essa pauta.

Em todas as Unidades da Federação foram estabelecidos Comandos Estaduais de Mobilização (CEM), ligados ao Comando Nacional (CNM), os quais discutem diretrizes e envolvem os filiados na luta pela reestruturação.

Na região Centro-Oeste, o CEM-MS tem realizado reuniões presenciais e on-line com os filiados do estado, a fim de compartilhar orientações e sanar dúvidas. “Nesses encontros pudemos sentir que os filiados estão dispostos a manter e intensificar as ações de mobilização”, informou a Affa e coordenadora do CEM-MS, Juliana Machado. Segundo ela, a maioria dos Affas do estado está envolvida nas ações direcionadas pelo Sindicato, e mesmo os colegas não filiados têm contribuído com o movimento. “Estamos em constante contato com os colegas para mantê-los motivados”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, “Para esta semana, a perspectiva é que o movimento seja intensificado por meio de novas orientações”, avaliou Juliana. “Em paralelo, também temos recebido e avaliado sugestões de ações propostas pelos colegas do estado, o que, sem dúvida demonstra o compromisso de nossa carreira com a pauta que é de interesse de todos”, finalizou.

Na região Norte, as principais ações ocorrem na inspeção animal e na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O Porto de Vila do Conde, em Barcarena-PA, por exemplo, é um dos portos mais expressivos do arco norte do país em movimentação da agropecuária. “Estamos intensificando as fiscalizações das importações devido as embalagens de madeira. Afinal, toda e qualquer mercadoria que esteja acondicionada por elas, ficam de alguma forma retida também”, afirma o Affa e representante do CEM/PA e CRM/Norte, Jacauna de Andrade Lopes.

Além das atuações de impacto, estão sendo realizadas reuniões presenciais e on-line com os filiados, a fim de compartilhar orientações e sanar dúvidas. “Estamos bastante coesos e atentos ao estado de mobilização, tanto ativos quanto aposentados”, continua Jacauna. “Concedemos duas entrevistas lidas e uma televisiva em jornal de grande circulação. Também estamos atualizando sistematicamente as ações nos SIF's e VIGIAGRO”, complementa.

Na região Nordeste, o Affa e representante do CEM/PE, Washington de Almeida Júnior categoriza a mobilização como um instrumento atual de valorização da carreira, sendo intensificada à medida que o governo federal não traz garantias concretas de reconhecimento e valorização da categoria. “Colegas Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Nordeste vem impulsionando o estado de mobilização, com maior agregação e dispostos a trabalharem por nossa carreira, por nossa valorização e melhor remuneração”, assegura Washington de Almeida Júnior.

Os comandos estaduais de mobilização do Nordeste, estão em constante comunicação com suas bases, através de reuniões presenciais e virtuais, avaliando acertos e erros, alinhando as diferenças. “O patamar de valorização almejado somente será alcançado se este for um desejo coletivo expresso nas ações de todos nós. Valorização da nossa categoria é um compromisso que devemos assumir e este é o momento de demonstrarmos este compromisso”, continua o Affa.

“A mobilização atual reacendeu nos colegas o sentimento da importância da nossa carreira perante a sociedade e pela busca dos nossos direitos como agentes públicos, preservadores da saúde pública e animal”, finaliza Washington.

A mobilização da carreira não tem prazo para se encerrar e deve se intensificar em breve. O Anffa Sindical alerta para a importância do movimento para a valorização da carreira neste momento.