Servidores do Mapa apresentam perspectivas de utilização da plataforma SDA Digital

Foto: Designed by Aleksandr_Samochernyi / Freepik - Edição: Anffa Sindical

Na última semana, durante a reunião Direx-CDS na sede do Anffa Sindical, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário e Coordenador-Geral de Laboratórios do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Rodrigo Nazareno esteve na sede do Sindicato para apresentar a plataforma SDA Digital, um ambiente unificado destinado a consolidar todos os serviços digitais oferecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, visando atender de forma abrangente o governo e o setor regulado.

Na companhia da também Auditora Agropecuária, Lailah Sampaio e de Bruno Vilela, superintendente de Relacionamento com Clientes de Negócios Estratégicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), entidade que deu viabilidade ao empreendimento, Rodrigo recordou o passo a passo de elaboração da plataforma.

“Quando assumi o cargo de coordenador geral da rede de laboratórios há pouco mais de sete anos, me foi questionado o porquê da quantidade de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) existentes no Brasil. Por que seis, especificamente ? E eu não soube dizer. Com isso, percebi que precisávamos implementar uma gestão pública por meio de dados e assim iniciamos um longo processo de organização de informação.”

Diante dessa iniciativa foram realizadas reuniões e estabelecida uma parceria com o Serpro a fim de construir um Hub Laboratorial, que terá como objetivo centralizar todas as informações de amostras coletadas pelos seis laboratórios oficiais e cerca de 450 credenciados no país. Nesse sentido, Lailah explicou um pouco mais sobre a importância da integração desses dados.

“Conversamos com o Serpro em março deste ano e apresentamos a eles os nossos problemas - nossos ritos de fiscalização e ações fiscais que estavam pulverizados no computador de cada servidor ou numa pilha de papel e nada se conversava - e as nossas necessidades, entre elas a maior de todas: um sistema universal, já que atualmente temos uma variedade de sistemas dentro da mesma secretaria que não permitem o cruzamento de dados. Diante disso, eles nos devolveram o projeto da SDA Digital que vem integrar tudo isso.”

Com entusiasmo contagiante, ambos os Affas compartilharam as possibilidades que a plataforma trará para o trabalho dos Auditores Agropecuários.

“Por meio do uso da Inteligência Artificial nós ensinaremos o sistema a comparar dados coletados e realizar inferências direcionando a nossa força de trabalho." “Ainda, se um laboratório utiliza determinado método para pesquisa da presença de Salmonella, e após a auditoria foi constatado um problema no método, por meio desse Lago de Dados, criado pela plataforma, eu consigo saber quais outros laboratórios utilizam o mesmo método e dedicar maior atenção aos resultados que vierem de lá” , complementou Rodrigo.

Até mesmo uma amostra rejeitada por perda de temperatura entre o local de coleta e o laboratório serve como argumento para investir em logística, destacou a servidora. Para Rodrigo, a plataforma será um divisor de águas no trabalho da Defesa Agropecuária nacional.

O primeiro aplicativo componente da SDA Digital já está em operação desde outubro. Por meio do MAPA-LABs o processo de coleta de amostras oficiais está sendo aperfeiçoado, diminuindo a burocracia, as possibilidades de erro e agregando agilidade e qualidade ao procedimento.