Affa na imprensa: 4 milhões de leitores e 8 mil jornalistas foram alcançados em agosto

Com mais de 3,3 mil visualizações no Youtube da Câmara dos Deputados, a audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público abordou a urgência da reestruturação e de novos concursos públicos para a carreira dos affas. O evento movimentou o mês de agosto em torno desses temas e demonstrou a força da defesa agropecuária junto ao setor produtivo, que acaba por pressionar o governo brasileiro a adotar medidas para valorizar e aumentar o número de pessoal da carreira.

Em termos de exposição na mídia, a matéria da Agência Brasil com o título “Governo propõe reajuste de 1% para servidores públicos em 2024” deu voz ao presidente do Anffa, Janus Pablo, e foi replicada por outros veículos de comunicação.

Também vale destacar veículos como a Gazeta do Povo, O Tempo e Folha Dirigida, que noticiaram o déficit de pessoal e corroboraram para pressionar o governo no atendimento às demandas dos servidores. Houve ainda notícias mais educacionais, como fraudes na venda de camarões, divulgada pelo Globo Rural.

Ao todo, foram contabilizadas 190 menções ao Anffa Sindical ou a carreira na mídia brasileira, com 4,3 milhões de público alcançado e 8,7 mil jornalistas impactados. O valor comercial estimado que teria sido gasto pelo Anffa Sindical, caso custeasse os espaços midiáticos, seria de cerca de R$ 600 mil, comprovando a eficiência da estratégia de comunicação .

Ainda, conforme declarado pelo presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, durante a audiência pública realizada em agosto, na Câmara dos Deputados, “o momento é agora!”. Percebe-se que o cenário é de oportunidades para reivindicar as demandas da carreira junto ao governo, principalmente após as sucessivas pressões do setor produtivo, que acompanha com preocupação a falta de auditores agropecuários para atividades como liberação de frutas para o exterior.

Para setembro, além de discutir a reestruturação remuneratória da carreira e a realização contínua de concursos públicos, o Anffa Sindical pretende reforçar ao Executivo Federal outros aspectos importantes que os servidores deixaram de conquistar desde 2017. Há um movimento forte interno para que seja iniciada uma operação padrão da carreira, tema que será discutido em plenária nacional com outras carreiras de Estado no dia 16 de setembro. Antes disso, em 13 de setembro, está marcada uma audiência do sindicato com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.