Caracterização do assédio nas relações de trabalho é tema de live do Anffa Sindical

Evento acontece na próxima terça-feira (04/04), no canal do Youtube do Sindicato.

O Anffa Sindical realizará, na próxima terça-feira (04/04), live com o tema “Caracterização do assédio nas relações de trabalho”. O objetivo é auxiliar na identificação do assédio moral e explicar como o Sindicato pode intervir nestas situações. A live será transmitida no canal do Youtube do Anffa Sindical, às 10h.

A diretoria de assuntos jurídicos do Anffa explica que a live é uma forma de prevenir o assédio e orientar o servidor. "Às vezes o funcionário sequer sabe que a situação vivida é um assédio moral e não deve continuar, então queremos ajudar a identificar”.

O evento também contará com a participação de duas convidadas. A psicóloga, fundadora do "Inspire - Instituto de Psicologia e Especialidades Integradas", Aline Paz, e a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 10ª Região, Geny Barroso.

Aline Paz falará sobre temas como o conceito e efeitos psicológicos do assédio; intervenções para coibição e prevenção ao assédio; competitividade e assédio no ambiente de trabalho; e organização do trabalho e assédio organizacional.

“Considerando que o assédio moral é um tipo de violência psicológica que pode ocasionar o surgimento de muitos transtornos psicopatológicos, psicossomáticos e comportamentais, além dos danos à integridade física e à dignidade da pessoa, se faz necessária a criação de espaços de debate para conscientização, prevenção e tratamento de casos de assédios nas organizações”, relata a psicóloga.

Já a procuradora abordará quais elementos e quais atitudes/situações podem configurar o assédio moral; o que o empregador pode fazer para prevenir o assédio e como a vítima pode agir diante disto; relação entre ato discriminatório e assédio moral; as consequências jurídicas do assédio moral no trabalho; e a atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao assédio moral.

“Sabemos que existem várias dúvidas acerca do que exatamente pode configurar uma conduta abusiva assediadora, caracterizadora de assédio moral no ambiente de trabalho, principalmente no que diz respeito às cobranças, práticas de gestão e metas estipuladas”, diz Geny Barroso. “O objetivo da palestra será jogar luz à temática, colocando de forma didática e objetiva as principais perguntas que surgem sobre o assédio moral e contribuir, assim, para a eliminação de tais práticas abusivas e de violência que interferem na liberdade, na dignidade e nos direitos de personalidade de trabalhadoras e trabalhadores” afirma.